Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Abertura dos mercados: Bolsas e petróleo no vermelho. Euro em alta

As bolsas europeias estão a negociar em terreno negativo, acompanhando assim o sentimento das praças asiáticas. A cotação do petróleo está a afundar nos mercados internacionais.

Bloomberg
Ana Laranjeiro alaranjeiro@negocios.pt 26 de Janeiro de 2016 às 08:35
  • Partilhar artigo
  • ...

Os mercados em números

PSI-20 desvaloriza 1,04% para 4.797,10 pontos

Stoxx 600 recua 1,58% para 330,97 pontos

Nikkei perdeu 2,35% para 16.708,90 pontos

Juros da dívida portuguesa a dez anos cedem 0,3 pontos base para 3,035%

Euro soma 0,10% para 1,0860 dólares

Petróleo em Londres cai 3,05% para 29,57 dólares o barril

 

Bolsas europeias em queda

As praças europeias estão esta terça-feira, 26 de Janeiro, a negociar em terreno negativo. O francês CAC 40 lidera as quedas no Velho Continente, descendo 1,82%, seguido do principal índice holandês, que perde 1,75%. O PSI-20 desde 1,04%. O Stoxx 600, índice de referência e que engloba as 600 empresas mais importantes da Europa, recua 1,58%.

 

Esta evolução das praças do Velho Continente tem lugar depois das bolsas asiáticas terem encerrado em queda. No Japão, o Nikkei desvalorizou 2,35% e o Topix caiu 2,33%. Na China, o Shanghai Composite Index encerrou a sessão a recuar 6,42% para os 2.749,785 pontos, o valor mais baixo desde Dezembro de 2014.

A praça chinesa foi penalizada pelos receios dos investidores em relação à saída de capitais do país, o que pode acelerar o abrandamento económico do país, segundo a Bloomberg. A saída de capitais da China acentuou-se no mês de Dezembro, tendo aumentado para 158,7 mil milhões de dólares. Apenas em Setembro se verificou uma saída de capitais acima deste valor – 194,3 mil milhões de dólares desapareceram da economia no nono mês de 2015.

Juros da dívida em queda ligeira

Os juros da dívida pública portuguesa no mercado secundário estão a cair em todas as maturidades. A dez anos, as "yields" estão a deslizar 0,3 pontos base para os 3,035%. No caso da dívida alemã verifica-se também uma descida dos juros exigidos pelos investidores para trocarem dívida entre si. A dez anos, a taxa de juro cede 3,9 pontos base para 0,432%. O prémio de risco da dívida nacional está nos 258,9 pontos.

Euro em alta ligeira
A moeda da Zona Euro está a ganhar terreno face à divida norte-americana. Por esta altura, o euro soma 0,10% para 1,0860 dólares.

Petróleo volta a negociar abaixo dos 30 dólares
Os preços do petróleo estão a recuar nos mercados internacionais, negociando novamente abaixo da fasquia dos 30 dólares por barril. Os investidores aguardam pela divulgação dos dados do Governo norte-americano sobre as reservas de petróleo. A expectativa do mercado é que as reservas tenham subido pela terceira semana o que, a confirmar-se, vai agravar o excesso de oferta que existe no mercado. O West Texas Intermediate recua 2,90% para 29,46 dólares por barril. O Brent do Mar do Norte, que serve de referência para as importações nacionais, desce 3,05% para 29,57 dólares por barril.

Ouro em máximo de dois meses
O apetite dos investidores por activos considerados de refúgio (como é o caso do ouro) numa altura em que as acções mundiais estão sob pressão e que os preços do petróleo continuam a cair, levou a cotação do ouro para máximos de mais de dois meses. Segundo a Bloomberg, o ouro para entrega imediata chegou a subir na sessão de hoje 0,7% para 1.115,08 dólares por onça, o que corresponde ao valor mais elevado desde 3 de Novembro de 2015.

Destaques do dia

Preços das casas com aumentos até 10% em 2015. A avaliação utilizada pelos bancos para a concessão de crédito para a casa fechou o ano em alta. Os preços dos imóveis estão mesmo no nível mais elevado em três anos. Funchal, Barcelos e Porto lideram as subidas.

Deco recebe 80 pedidos de ajuda por dia de famílias em dificuldades. O Gabinete de Apoio ao Sobreendividado (GAS) da Deco recebeu mais de 29 mil pedidos de ajuda, em 2015. Dos pedidos de acesso ao Regime Extraordinário, todos foram rejeitados pelos bancos.

Imposto sobre o gasóleo sobe 50% desde 2004. O ISP vai voltar a aumentar. Não será a primeira vez este ano e elevará para mais de uma dezena as alterações feitas desde a liberalização dos preços dos combustíveis, sempre para cima.

Vieira Monteiro deve ser reeleito no Santander Totta. Vieira Monteiro deve ser reeleito líder do Santander Totta por mais três anos na próxima assembleia-geral. Integração do Banif e venda do Novo Banco estarão no topo das prioridades. Equipa deve integrar uma mulher.


O que vai acontecer hoje

Resultados da AppleA dona do iPhone divulga os resultados relativos ao último trimestre de 2015.

Indicadores nos EUA. É divulgado o Índice S&P/Case-Shiller de preços na habitação, relativo a Novembro.

Confiança nos EUA. O indicador de confiança nos EUA face à economia, relativo a Janeiro, deverá ter estabilizado face ao mês anterior, em 96,5 pontos.

Dados nos EUA. A maior economia do mundo apresenta o índice de gestores de compras (PMI) compósito da Markit, relativo a Janeiro.

Ver comentários
Saber mais abertura dos mercados petróleo Brent Crude West Texas Intermediate euro juros da dívida pública mercado secundário
Outras Notícias