Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Abertura dos mercado: Bolsas em queda e euro em alta

As bolsas europeias aliviam dos ganhos registados após a decisão da Reserva Federal dos Estados Unidos. Dólar regressa às quedas após a maior subida desde Junho.

Bloomberg
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

Os mercados em números

PSI-20 perde 0,44% para xx5.254,84 pontos

Stoxx 600 recua 0,53% para 363,06 pontos

Nikkei desvalorizou 1,90% para 18.986,80 pontos

Juros da dívida portuguesa a 10 anos recuam 2,1 pontos base para 2,505%

Euro avança 0,30% para 1,0859 dólares

Petróleo sobe 0,35% para 37,19 dólares por barril

Bolsas europeias em queda 
O mercado nacional acompanha as perdas que se registam esta sexta-feira nos restantes mercados europeus. As bolsas aliviam assim dos ganhos registados após a decisão da Reserva Federal dos Estados Unidos de subir a taxa de juro pela primeira vez em queda uma década.

Na bolsa nacional, o PSI-20 perde 0,44% penalizado pelos títulos da Jerónimo Martins. A retalhista negoceia hoje sem direito ao dividendo extraordinário de 37,5 cêntimos. As acções do Banif permanecem suspensas.  

Juros perdem em todas as maturidades
Os juros da dívida portuguesa seguem em queda em todas as maturidades. No prazo de referência de 10 anos recuam 2,1 pontos base para 2,505%.

Dólar alivia do maior ganho desde Junho 

Após o forte ganho registado esta quinta-feira, o dólar perde hoje terreno face à única. O euro avança 0,30% para 1,0859 dólares. A moeda norte-americana registou ontem o maior ganho desde Junho devido à decisão da Reserva Federal de subir a taxa de juro de referência do país pela primeira vez em queda uma década.  

Petróleo continua em queda nos Estados Unidos

O preço da matéria-prima continua a perder terreno no mercado norte-americano. A matéria-prima continua a negociar próxima de mínimos de 2009, depois dos inventários de crude nos Estados Unidos terem disparado e da Reserva Federal dos Estados Unidos ter subido os juros no país pela primeira vez em quase uma década.

O WTI, negociado em Nova Iorque, perde 0,23% para 34,87 dólares por barril. Em Londres, o barril de Brent sobe 0,35% para 37,19 dólares. 

Metais industriais sobem

A cotação dos metais industriais está a subir nos mercados, numa altura em que as fundições de cobre chinesas poderão estar a construir reservas para suportar os preços desta matéria-prima depois de terem sido anunciados os planos para os cortes na produção no próximo ano. O cobre e o níquel sobem mais de um 1% e o zinco avança em torno de 0,3%.

Destaques do dia 

Capital escondido lá fora tem até ao fim do ano para ser legalizado. A troca automática de dados negociada no seio da Europa e da OCDE arranca em 2017, com quase 60 países a comunicar entre si o património financeiro detido a 31 de Dezembro de 2015. Os capitais escondidos poderão ser apanhados pelo Fisco.

Como a Galp Energia resiste ao colapso do petróleo. Num ano que está a ser negro para as petrolíferas, fruto da queda das cotações da matéria-prima, a empresa portuguesa brilha em bolsa. O sucesso no Brasil, onde ainda tem potencial de crescimento, e a estrutura integrada justificam o desempenho.

Preço do gasóleo vai afundar para novo mínimo. A queda do euro atenuou a descida das cotações do petróleo, mas vai permitir novas reduções no valor de venda do combustível mais utilizado. O preço do diesel vai baixar dos 1,10 euros nos postos de referência.

Candidatos podem comprar Banif sem lançar OPA. As propostas de compra que o Banif espera receber esta sexta-feira podem prever a compra da posição do Estado sem lançamento de OPA. Lei prevê a dispensa de oferta de aquisição nas cotadas em processo de reestruturação.


O que vai acontecer hoje

Indicadores do INE – O Instituto Nacional de Estatística publica o índice de preços na produção industrial, relativo a Novembro. Além disso, divulga o relatório acerca do rendimento e condições de vida em 2015.

Dividendos da Jerónimo Martins – As acções da retalhista portuguesa passam a negociar sem direito ao dividendo extraordinário de 0,375 euros por título. A distribuição de reservas será realizada a 22 de Dezembro.

Dados dos Estados Unidos – A Markit divulga no mesmo dia o índice de gestores de comprar (PMI) para os serviços e o índice de gestores de compras compósito, ambos para os EUA e relativos a Novembro.

Ver comentários
Saber mais Abertura dos mercados bolsas PSI-20 Stoxx 600 Brent Petróelo WTI Alemanha China Juros Fed BCE
Outras Notícias