Caixa Geral prepara emissão de 500 milhões de dívida verde com juro abaixo de 3,5%
A Caixa Geral de Depósitos (CGD) está a realizar uma emissão de 500 milhões de euros de dívida verde (green bonds). O banco público deverá emitir obrigações a um prazo de seis anos com um prémio de 100 pontos-base sobre o "midswap" deste prazo, atualmente nos 2,45%. Isto coloca a emissão de dívida com um pagamento de juros abaixo dos 3,5%.
A informação é avançada pela agência de notícias financeiras Bloomberg, que cita uma pessoa próxima ao processo de emissão de dívida.
PUB
Ainda segundo a informação apurada, o valor da emissão não aumentará, mesmo que a procura seja forte. E apesar de a emissão de dívida ter uma maturidade a seis anos, a CGD planeia fazer uma emissão "callable", isto é, na qual o emitente pode reembolsar os investidores cinco anos após a emissão da dívida.
A colocação de títulos que estará a ser preparada pertence ainda à categoria sénior, o que significa que tem prioridade sobre outras tipologias de dívida.
Os 500 milhões de euros resultantes da emissão têm como destino o financiamento de projetos com fins ambientais positivos, como são casos os projetos de energias renováveis, uma categoria conhecida como "green bonds".
PUB
Em outubro de 2022, a instituição financeira liderada por Paulo Macedo realizou igualmente uma emissão de 500 milhões de euros em green bonds a seis anos (reembolsável aos cinco). Na altura, o juro fixou-se nos 5,75%.
Mais lidas
O Negócios recomenda