pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Musti da Sonae compra ZU liderada pelo neto de Belmiro

A empresa nórdica de retalho de produtos e cuidados para animais de estimação, adquirida pelo grupo português por 700 milhões de euros, comprou a ZU à dona do Continente, passando a faturar 470 milhões de euros com 480 lojas em sete países.

Tobias Azevedo, 'area leader' da ZU
Tobias Azevedo, "area leader" da ZU José Reis / Movephoto
10:15

Há dois anos, após uma década de experiência no negócio do retalho de produtos e cuidados para animais de estimação, através da marca ZU, a Sonae lançava uma OPA sobre a líder deste negócio nos países nórdicos, vindo a tornar-se dona de mais de 80% da Musti por cerca de 700 milhões de euros.

Em fevereiro passado, em entrevista ao Negócios, Tobias Azevedo, “área leader” da ZU, afastava o cenário de fusão ou incorporação entre esta marca nacional e a gigante nórdica: “A Musti, apesar de ser uma empresa em alguns aspetos semelhantes à ZU, opera num mercado diferente, numa geografia distante e tem uma dimensão totalmente diferente”, justificou o filho do “chairman” da Sonae e neto do falecido Belmiro de Azevedo.

5 de dezembro de 2025: “A Musti chegou a acordo com a MC para proceder à aquisição da ZU, a marca portuguesa de retalho de produtos e cuidados para animais de estimação”, acaba de anunciar a Sonae.

Com esta integração da ZU, que estava pendurada na subsidiária que detém o Continente e outros negócios de retalho, a Sonae fica com a atividade no setor “pet care” concentrada numa unidade de negócio, corporizada pela Musti, que gera vendas agregadas de 470 milhões de euros.

Com as 65 lojas da ZU em Portugal, 24 das quais com clínica veterinária, a Musti passa a contar com uma rede de mais 480 unidades, com uma equipa superior a 2.300 pessoas, que “servem mais de dois milhões de clientes” em sete países.

Apesar desta integração, as lojas em Portugal vão continuar a operar sob a insígnia ZU e a liderança de Tobias Azevedo, adiantou ao Negócios fonte oficial da Sonae.

“Não existe alteração na equipa da ZU no mercado português. O atual responsável pelas operações da ZU em Portugal mantém a responsabilidade, o que é um sinal de estabilidade”, considera fonte oficial da Sonae, em declarações ao Negócios.

“A concentração na Musti das nossas atividades de retalho e cuidados para animais de estimação reforça a posição do grupo neste mercado, proporcionando claras sinergias e benefícios de escala”, afirma João Dolores, CFO da Sonae, sustentando que “a MC potenciou o desenvolvimento da ZU nos últimos anos de forma notável, posicionando agora a insígnia para um novo ciclo de crescimento, alavancado na manutenção da ligação ao ecossistema MC e na experiência da Musti neste segmento de retalho”.

A Musti é líder nos países nórdicos, onde opera com as marcas “Musti ja Mirri” na Finlândia, “Arken Zoo” na Suécia e “Musti” na Noruega, assim como nos países bálticos, onde opera com a marca “Pet City” na Estónia, Letónia e Lituânia.

De resto, “a estratégia da Musti prevê o crescimento nos países onde já está presente, bem como a exploração de oportunidades em novos mercados”, sinaliza a Sonae.

(Notícia atualizada às 10:31)

Ver comentários
Publicidade
C•Studio