Galp GND conclui emissão de dívida de 600 milhões

O valor levantado servirá para reembolsar um empréstimo accionista da Galp.
Sara Matos
Paulo Zacarias Gomes 20 de Setembro de 2016 às 12:38

A Galp Gás Natural Distribuição (Galp GND) emitiu esta segunda-feira, 19 de Setembro, 600 milhões de euros em dívida a sete anos, concluindo a operação comunicada no passado dia 9 e permitindo o reembolso à Galp do empréstimo accionista existente, no valor de 568 milhões de euros.

PUB

Num comunicado publicado esta terça-feira no site da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, a empresa refere que os instrumentos de dívida, emitidos ao abrigo do programa Euro Medium Term Note (no valor de mil milhões de euros) têm maturidade em Setembro de 2023, cupão de 1,375% e são admitidos à negociação no mercado regulamentado da London Stock Exchange.

O reembolso do valor do empréstimo à Galp decorre da venda de 22,5% da Galp GND à japonesa Marubeni, em 28 de Julho passado. A alienação permitiu um encaixe de 138 milhões de euros à Galp, que somado ao reembolso dos 568 milhões elevará o valor aos 700 milhões de euros.

PUB

A operação de colocação foi montada pelo Bank of America Merryl Lynch, J.P. Morgan e pelo Banco Santander.

A empresa acrescenta que apesar de os títulos serem negociados em Londres, Portugal é o Estado membro competente por "ser aquele onde tem a sua sede social."

PUB

As acções da Galp caem 1% esta segunda-feira para 11,86 euros.

Pub
Pub
Pub