OTRV: Mais de 62 mil investidores compraram obrigações para o retalho

Apesar da descida da taxa de juro, a procura pelas OTRV superou a oferta em 1,75 vezes.
Cristina Casalinho IGCP
Bruno Simão
Nuno Carregueiro e Raquel Godinho 18 de Julho de 2018 às 17:09

A procura pelas Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável (OTRV) atingiu 1,753 mil milhões de euros, um valor que se situa 75% acima do montante da emissão, que totalizou mil milhões de euros, anunciou a Euronext esta quarta-feira, 18 de Julho.

PUB

 

Apesar da taxa de remuneração ter sido fixado no valor mais baixo de sempre (1% em termos brutos), este produto de poupança do Estado continua a atrair um forte interesse por parte dos portugueses.

PUB

 

Segundo a Euronext, a sétima emissão de OTRV foi subscrita por 62.041 investidores, um número que ainda assim ficou abaixo do registado nas operações anteriores. Ao contrário do que é habitual, a Euronext não detalha a divisão dos investidores pelo número de OTRV adquiridas.

PUB

A forte procura tinha levado já o IGCP, tal como nas operações anteriores, a aumentar o valor da oferta, que passou para mil milhões de euros, duplicando o valor inicial de 500 milhões de euros.

Segundo os dados hoje revelados, logo no primeiro dia a procura atingiu 996 milhões de euros, o que garantiu de imediato o sucesso da operação.

PUB

Apesar de ter havido lugar a rateio, as ordens até 20 mil euros foram satisfeitas na totalidade.

 

PUB

Taxa de juro é a mais baixa de sempre

 

PUB

Esta emissão arrancou na quarta-feira passada, dia 4 de Julho e trata-se da sétima emissão deste que este instrumento foi lançado, em Março de 2016. A nova série de obrigações para o retalho vai pagar uma taxa de juro bruta de 1% (Euribor a seis meses acrescida de uma taxa de 1%), uma descida face às emitidas mais recentemente (1,1% em Novembro) e menos de metade da remuneração da primeira emissão destes produtos (2,2% em Março de 2016).  

 

PUB

Ao contrário das emissões anteriores, com prazo de cinco anos, estas obrigações têm maturidade de sete anos (vencem em Julho de 2025).

O preço de subscrição é de mil euros por cada OTRV, o que corresponde ao respectivo valor nominal unitário. O mínimo de subscrição por cada investidor é de mil euros, correspondente a uma OTRV e o máximo de um milhão de euros correspondentes a mil OTRV

PUB

 

Nas seis operações anteriores, foram obtidos 7.450 milhões de euros junto dos aforradores, pelo que o montante total vai agora aumentar para 8.450 milhões de euros.

PUB

 

Taxas de juro bruta das sete emissões de OTRV:

Julho de 2018 – 1%

PUB

Novembro de 2017 – 1,1%

Julho de 2017 – 1,6%

Abril de 2017 – 1,9%

PUB

Novembro de 2016 – 2%

Agosto de 2016 – 2,05%

Março de 2016 – 2,2%

PUB
Pub
Pub
Pub