pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

O Governo optou pela falta de coragem na mudança. E cedeu à tentação de lançar uma cilada aos grandes partidos da oposição, em nome da manutenção do poder.

OE: uma cilada sem ousadia

De um lado temos a resposta a uma ação contra um país que foi alvo de um ato de terrorismo, morte e captura de reféns civis, parte ainda em cativeiro. Do outro lado temos a exposição deliberada e instrumental de um povo aos riscos daquela guerra: a fome, a miséria e a morte.

A imparcialidade devida numa guerra assimétrica

Um país não se desenvolve sem investimento. Um investimento não se executa sem risco. E, no fim, são os cidadãos que têm de assumir todo o risco do país.

Investimentos e virtude confucionista

A demagogia, a falsidade, a inveja, o ódio e a violência, estão no nosso horizonte. Sob a forma de discursos políticos primários, como o mata e esfola do entusiasmo popular.

A nobreza na vida pública

O PR com a legitimidade do sufrágio universal, não pode deixar de procurar influenciar a vida política. Nem pode sacralizar-se para evitar dar opiniões sobre o futuro do país.

PR: pontes para algures ou nenhures?

A União Bancária está muito longe de se comportar como um mercado “doméstico”, sempre estorvada pelas intervenções dos governos nas tentativas de concentração bancária transnacional.

Nacionalismo na União Bancária

A "enshittificação" representa um sério problema à qualidade e integridade da vida digital. O uso do meio digital exige inteligência e capacidade execução.

Ultrapassar a “enshittificação”

O balanço entre a independência e a responsabilização das ERI exige uma robusta supervisão política do parlamento. Um total autocontrolo das ERI nos limites da sua autoridade sem invadir o poder judicial.

A independência das autoridades de regulação

A busca de um Deus possível desafia-nos na descoberta de caminhos. Metaforicamente provoca aqueles que governam e gerem o país, as empresas e as organizações.

A mística do arado

Uma guerra exige objetivos claros, ferramentas adequadas, coragem e força para a travar. E que adapte as melhores práticas aplicadas mesmo aqui à vista de todos: o setor bancário português.

Reformar o Estado: a banca como exemplo

Noticias Mais Lidas

Mais lidas

Para quem gosta de Bolsa, é o espaço privilegiado de debate em Portugal! Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos Aceder ao Fórum
Publicidade
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio