Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

A teoria antes da prática

03.11.2014

Na maior parte dos casos, o que parece à primeira não é verdadeiramente a verdade. Importa ir mais fundo. E é fundamental um bom suporte teórico antes de qualquer implementação prática.

Inovação e liberdade

28.10.2014

A liberdade de ação é a fonte de criação de valor social. Só em mercados com funcionamento livre se geram os incentivos fundamentais à inovação. Dando asas à capacidade de criação e de descoberta de oportunidades dos verdadeiros empreendedores.

Dói-me a vida, Doutor!

20.10.2014

Muitos continuam a advogar o mesmo modelo. Despesas. Défice. Dívidas. E o resultado de muito menos que nada. Por isso, às vezes, é difícil não perder a esperança. E aí resta-nos aprender com o menino poeta do Mia Couto. Doí-me a vida, Doutor, dizia ao seu médico.

Meios e propósitos orçamentais

14.10.2014

A ação governamental deve ter propósitos e metas. E o Orçamento do Estado um meio fundamental para os alcançar. E permite que se discutam assuntos da maior relevância.

A Reipública

09.10.2014

O país precisa de liberdade económica. De competição e concorrência. De exportações. De consensos constitucionais. De simplificação fiscal. De atração do investimento estrangeiro.

A banalidade dos tempos

29.09.2014

O debate interno está reduzido a generalidades. Às demagogias do facilitismo. À superficialidade nas análises e propostas. À fulanização das polémicas. À defesa de benefícios particulares na mentira dos argumentos.

A Barbie, a Violetta e o Alibaba

22.09.2014

O Alibaba foi a maior IPO de sempre nos EUA. Mais de 20 biliões de dólares. Empresa chinesa. Criada há menos de 15 anos. O sucesso do empreendedorismo. E da globalização na internet.

Três pontos para o Sporting

16.09.2014

Os gestores empresariais têm como objetivo fundamental a defesa do património dos acionistas. No respeito pelas leis e por todos os stakeholders. Por isso, uma suspeita de delapidação ilegítima da propriedade não pode levar à inação de quem a encontrou.

As armas do Sr. Draghi

08.09.2014

O crescimento sustenta-se no empreendedorismo inovador e competitivo. Em mercados abertos. Sem os artificialismos das utopias idiotas do impulso público. Sejam taxas de juro manipuladas. Facilidades monetárias. Ou subsídios mais ou menos encapotados.

Verdade e opinião

27.08.2014

Os interesses atuam sempre na gestão das perceções. Porque dá votos aos políticos. Cria a necessidade dos organismos. E gera benefícios para quem cavalga o orçamento do Estado.

A alquimia do crescimento

18.08.2014

Primeiro a alquimia do Tribunal Constitucional. Transmutado em câmara de pares do reino improvisada (como refere Rui Ramos).

Ver Mais
Mais lidas
Publicidade
pub
pub
Publicidade
C•Studio