pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

O PR com a legitimidade do sufrágio universal, não pode deixar de procurar influenciar a vida política. Nem pode sacralizar-se para evitar dar opiniões sobre o futuro do país.

PR: pontes para algures ou nenhures?

A União Bancária está muito longe de se comportar como um mercado “doméstico”, sempre estorvada pelas intervenções dos governos nas tentativas de concentração bancária transnacional.

Nacionalismo na União Bancária

A "enshittificação" representa um sério problema à qualidade e integridade da vida digital. O uso do meio digital exige inteligência e capacidade execução.

Ultrapassar a “enshittificação”

O balanço entre a independência e a responsabilização das ERI exige uma robusta supervisão política do parlamento. Um total autocontrolo das ERI nos limites da sua autoridade sem invadir o poder judicial.

A independência das autoridades de regulação

A busca de um Deus possível desafia-nos na descoberta de caminhos. Metaforicamente provoca aqueles que governam e gerem o país, as empresas e as organizações.

A mística do arado

Uma guerra exige objetivos claros, ferramentas adequadas, coragem e força para a travar. E que adapte as melhores práticas aplicadas mesmo aqui à vista de todos: o setor bancário português.

Reformar o Estado: a banca como exemplo

Uma efetiva cultura de responsabilidade, de risco e de conduta deveriam ser constituintes fundamentais da ação de cada agente público. Mas, ao contrário, o exemplo de cima tem sido a este título muitas vezes indecoroso. Por isso, não temos pequenos “crimes” entre amigos. Temos um verdadeiro saque a todos os portugueses.

Pequenos “crimes” entre amigos?

É necessário rever a atual Constituição. Está marcada pelo tempo da sua aprovação. Está orientada para a concretização de um determinado tipo de sociedade específico, fora do verdadeiro sentido de perenidade de princípios.

A urgência da revisão constitucional

O "Muro da Grândola" caiu, com a decadência definitiva da esquerda e, o que é determinante, o esvaziamento continuado do PS. E isto tem três responsáveis.

O PS e a queda do Muro da Grândola

Para certa classe política, interessa mais o "voyeurismo" demagógico de baixo nível e menos a discussão das reformas que moldariam o país. Apesar do luar constitucional, as estrelas do futuro continuam escondidas.

Reformas estruturais e "voyeurismo"

Noticias Mais Lidas

Mais lidas

Para quem gosta de Bolsa, é o espaço privilegiado de debate em Portugal! Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos Aceder ao Fórum
Publicidade
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio