Portugal recompra 886 milhões em títulos de dívida
A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública – IGCP anunciou nesta terça-feira ter realizado várias operações de títulos de dívida em mercado, num total de 886 milhões de euros.
"Num contexto de excesso de liquidez da tesouraria do Estado no final do ano e com o intuito de suavizar o perfil de reembolsos nos próximos dois anos a um custo favorável, no dia 29 de dezembro de 2025, o IGCP, E.P.E. realizou operações de recompra de títulos de dívida em mercado com diversos operadores no montante total de 886 milhões de euros", lê-se numa nota publicada no site do IGCP.
PUB
A entidade que gere a dívida pública portuguesa recomprou títulos de seis emissões diferentes, tendo a maior recompra sido relativa às Obrigações de Tesouro que venciam em 21 de julho de 2026, com um cupão de 2,875%, dos quais foram recomprados 590 milhões de euros.
No global, três recompras foram relativas a Bilhetes do Tesouro e outras três relativas a Obrigações do Tesouro.
PUB
Esta recompra de quase 900 milhões de euros soma-se à feita a 17 de dezembro, de 1.046 milhões, e também ao reembolso antecipado de 2,5 mil milhões de euros feito no âmbito do plano de resgate financeiro do qual Portugal foi alvo entre 2011 e 2014.
"A redução continuada do endividamento do Estado advém da boa situação económica e orçamental do país, resultante do mérito das famílias e das empresas, na criação de riqueza", sublinha o ministério liderado por Joaquim Miranda Sarmento a propósito das recompras e reembolsos.
Mais lidas
O Negócios recomenda