Portugal vai ao mercado emitir até 1.500 milhões em dívida a cinco e nove anos
Portugal vai ao mercado na próxima semana para emitir nova dívida a cinco e nove anos. A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública – IGCP – anunciou esta sexta-feira um leilão duplo de obrigações do Tesouro (OT), com o qual pretende captar até 1.500 milhões de euros.
"O IGCP, E.P.E. vai realizar no próximo dia 28 de janeiro pelas 10:30 horas dois leilões das OT com maturidade em 17 de outubro de 2031 e 15 de junho de 2035, com um montante indicativo global entre 1.250 milhões e 1.500 milhões de euros", refere o comunicado da agência liderada por Pedro Cabeços.
PUB
Em setembro do ano passado, o país colocou dívida da linha com prazo mais longo, tendo na altura emitido 621 milhões de euros com uma taxa de juro nos 3,059%. A procura ficou 1,57 vezes acima da oferta.
Já no caso da linha com prazo mais curto, o último leilão comparável aconteceu em julho. O IGCP conseguiu, nessa operação, captar 650 milhões de euros com um juro de 2,57%. A procura foi 2,09 vezes superior à oferta.
O leilão da próxima semana aconteceu depois de, no início do mês, o país ter realizado uma venda sindicada de quatro mil milhões de euros em OT, na qual os investidores demonstraram um forte apetite por dívida pública portuguesa, levando a procura a recordes. Esta serviu para Portugal fechar logo uma fatia significativa do capital que vai precisar em 2026.
PUB
As necessidades de financiamento líquidas deverão situar-se em 13 mil milhões de euros este ano, o que compara com os 10,8 mil milhões de 2025, segundo indica o programa de financiamento do IGCP. Angariados quatro mil milhões de euros Portugal captou um sexto das necessidades de financiamento brutas de obrigações do Tesouro para o ano, nos 24 mil milhões de euros.
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda