Obrigações Morgan Stanley multado em 20 milhões por manipular mercado de obrigações

Morgan Stanley multado em 20 milhões por manipular mercado de obrigações

A acusação já tinha sido levantada no mês passado, mas só agora se soube a sentença. O banco de investimento foi multado em 20 milhões de euros num caso de manipulação do mercado de obrigações por ter comprado futuros franceses e belgas para fazer disparar o preço.
Morgan Stanley multado em 20 milhões por manipular mercado de obrigações
Reuters
Negócios 10 de dezembro de 2019 às 10:36
O Morgan Stanley foi multado em 20 milhões de euros pelos reguladores franceses, depois de o banco de investimento britânico ter alegadamente usado a tática de "pump and dump" para manipular preços de obrigações soberanas, segundo a Bloomberg. 

O esquema de "pump and dump" acontece quando há uma sobrevalorização no preço de uma ação ou outro ativo financeiro, devido a declarações falsas de algum "player". O uso desta técnica é equiparado a fraude.

O comité da Autoridade dos Mercados Financeiros disse que o banco manipulou os preços de 14 obrigações soberanas de França e de oito belgas, em junho de 2015.

Para além disso, o Morgan Stanley foi acusado também de manipular o preço dos futuros das obrigações francesas, disse o regulador, através de um comunicado. 
 

"A seriedade das infrações também é reforçada pela sofisticação das transações conduzidas pelos comerciantes", disse o regulador francês, acrescentando que "os traders sabiam que a 16 de junho de 2015 havia alta volatilidade e baixa liquidez no mercado, o que necessariamente aumentaria o impacto das suas operações".

Na altura em que a acusação foi pública, o banco disse numa declaração por e-mail enviada à Bloomberg que rejeitava as alegações: "A empresa defenderá vigorosamente a sua integridade e altos padrões de comportamento profissional". Agora, depois da decisão do regulador francês, o Morgan Stanley disse que iria recorrer da sentença. 



pub

Marketing Automation certified by E-GOI