IGCP recompra dívida de 2014 e 2015

O Tesouro português vai procurar reduzir as necessidades de reembolso de dívida de 2014 e 2015 através de um leilão de recompra. Serão visadas as mesmas linhas de crédito que foram reduzidas pela operação de troca de Dezembro.
Miguel Baltazar/Negócios
Edgar Caetano 24 de Fevereiro de 2014 às 15:15

O Tesouro português vai na quinta-feira, 27 de Fevereiro, procurar reduzir as necessidades de reembolso de dívida de 2014 e 2015 através de um leilão de recompra. Serão visadas as mesmas linhas de crédito que foram reduzidas pela operação de troca de Dezembro, informou o IGCP em comunicado.

PUB

 

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) não se compromete com um montante indicativo, que diz estar "sujeito das condições de mercado", numa operação que será feita em modelo de "leilão invertido". Ou seja, são os investidores que apresentam as suas propostas de preço, que o IGCP poderá ou não aceitar.

PUB

 

Ao abrigo da linha de obrigações de Outubro de 2014 está emitido 5,87 mil milhões de euros e na de Outubro de 2015 9,242 mil milhões de euros, diz o IGCP.

 

PUB

O volume de ambas foi reduzido num total de 6,637 mil milhões de euros na operação voluntária de troca feita em Dezembro, em que estes títulos foram trocados por dívida para 2017 e 2018.

 

Em ambos os casos, o preço destas obrigações está acima do "par" (100), ou seja, o montante que será reembolsado na maturidade. Quem compra, neste momento, paga mais do que receberá na maturidade mas tem ainda direito aos cupões anuais fixos (3,6% na dívida a 2014 e 3,35% na dívida a 2015).

PUB

 

Rabobank diz que operação "bem sucedida" pode aproximar País de "saída à irlandesa"

 

PUB

Analistas do banco holandês Rabobank dizem que "recomprar estas duas obrigações irá reduzir de forma significativa as necessidades de refinanciamento de médio prazo" de Portugal.

 

"Uma operação bem sucedida poderá ajudar Portugal a obter um acordo cautelar no final do programa, em Maio, ou até mesmo alimentar a especulação de que o País poderá ter uma saída limpa, à irlandesa", diz o banco em nota de reacção ao anúncio da operação.

PUB
Saber mais sobre...
Saber mais IGCP operação de troca dívida
Pub
Pub
Pub