pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Juros dos depósitos interrompem 20 meses de queda e ficam em 1,34%

A taxa de juro dos depósitos manteve-se inalterada em setembro. Nestes produtos com prazo até um ano a taxa subiu ligeiramente para 1,35%.

banco, agência, crédito, depositos
banco, agência, crédito, depositos Miguel Baltazar
11:16

A taxa de juro média dos novos depósitos a prazo das famílias sitou-se na fasquia dos 1,34% em setembro, mantendo-se inalterado face ao mês anterior após 20 meses em queda, uma descida que durava desde janeiro de 2024. O Banco de Portugal (BdP), que publicou estes dados esta sexta-feira, sinaliza que o montante de novas operações continuou a aumentar.

Entraram nos depósitos a prazo de particulares 773 milhões de euros no mês passado, com o "stock" a totalizar 12.013 milhões de euros, abaixo do máximo histórico de 13 mil milhões alcançado em maio deste ano.

Juros dos depósitos interrompem 20 meses de queda e ficam em 1,34%. BdP

Nos novos depósitos com prazo até um ano a taxa de juro média até subiu para 1,35%, depois de ter atingido o pico em dezembro de 2023 nos 3% e ter caído de forma praticamente ininterrupta para 1,34% em agosto. Esta classe de prazo representou 94% dos novos depósitos em setembro.

"A taxa de juro média dos novos depósitos do conjunto dos países da área do euro aumentou 0,03 p.p., para 1,78%. Portugal caiu um lugar entre os países da área do euro, sendo o país com a quarta taxa mais baixa", indica também o BdP.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio