Mulheres na Tecnologia 2018 Mulheres fazem um trabalho fantástico

Mulheres fazem um trabalho fantástico

Portuguese Women in Tech é responsável por iniciativa que premeia o dinamismo das mulheres no ecossistema tecnológico nacional.
Mulheres fazem um trabalho fantástico

Lançada em Abril de 2016, a comunidade Portuguese Women in Tech (PWiT) surgiu com dois objectivos principais: atrair mais mulheres para a tecnologia e garantir que aquelas que já trabalham em tecnologia conseguem aceder a cargos de liderança. "Decidimos fazê-lo porque era claro para nós que havia muito poucas mulheres em tecnologia e, por consequência, praticamente não víamos mulheres no ecossistema de empreendedorismo nacional", recorda Inês Santos Silva, co-fundadora da comunidade.

 

Recentemente, a PWiT premiou mulheres que se destacaram na indústria tecnológica nacional. A responsável da comunidade faz um balanço "superpositivo do evento". "Premiámos mulheres em nove categorias, tivemos mais de 800 nomeações, que depois resultaram em mais de 6.500 votações. Conseguimos um envolvimento da comunidade que não estávamos à espera, o que reforçou a nossa vontade e energia para continuarmos a trabalhar em iniciativas como esta", assegura.

 

O evento foi criado com a missão de dar visibilidade ao "fantástico trabalho das mulheres" no ecossistema tecnológico nacional e de chamar à atenção para a falta de mulheres em tecnologia. Ambos os objectivos foram "amplamente alcançados" e, por isso, já se está a preparar a edição de 2019, sendo esta uma das muitas iniciativas que a PWiT está a planear para o próximo ano.

 

O factor sociedade

 

Questionada se há muitas ou poucas mulheres neste sector, em Portugal e no mundo, Inês Santos Silva responde que "infelizmente existem muito poucas mulheres nesta área, quer em Portugal, quer no mundo", por isso mesmo realça a "importância" desta e de outras iniciativas que todos os dias trabalham para atrair mais mulheres para a tecnologia.

 

"Esta realidade deve-se essencialmente a factores societais, muito enraizados e que influenciam a forma como educamos as nossas meninas e, por consequência, as escolhas que fazem. Daí ser importante para nós lançarmos projectos como o Booklet, em que partilhamos histórias inspiradoras de mulheres em tecnologia, para mostrar que seguir uma carreira em tecnologia é também para mulheres."




Marketing Automation certified by E-GOI