João Quadros 21 de Setembro de 2012 às 00:29

7 de Setembro, nunca

Ninguém gosta da TSU. Nunca um acrónimo foi tão maltratado. FMI, IVA, IRS, e até a TPM, têm mais simpatia das pessoas que a infeliz TSU. Sem sair dos acrónimos , podemos dizer que, em termos de imagem, a TSU é a TDT do governo.

Foi a TSU que provocou tudo isto. Chamam-lhe "a descida da TSU", mas se as contas não me falham ela "desceu" de 34.75 para 36%. Todos sabemos que foi uma decisão errada. Havia alternativas melhores que esta de tirar aos trabalhadores para dar aos patrões com o objectivo de distribuir sacrifícios. Aqui, relembro que Passos Coelho casou com a mais fraquita das Doce. De entre as várias hipóteses escolheu a pior - é modus operandi.

A TSU fede. Até alguns dos ministros do PSD se desmarcam. O governo ficou com um governo sombra dentro do governo. Mas são teimosos. Não se comovem com manifestações gigantescas e com acusações, que este governo é um Seuqsob Nibor ( estou farto de ouvir dizer "Robin dos Bosques ao contrário") . Não adianta os empresários dizerem que a ideia não serve para nada. O governo quer obrigar os patrões a aceitarem este presente envenenado. Passos Coelho trata Belmiro Azevedo como fazem os franceses com os gansos para obter patê: enfia-lhe , à força, pela goela, a TSU para lhe fazer inchar o fígado. A teimosia é tanta que até o miúdo Moedas resolveu puxar as orelhas aos patrões - esta juventude está perdida! Eu vi e tive vergonha. Só não digo - o Moedas engrossou a voz para os patrões - porque não sou dado a exageros.

PUB

Perante o fracasso completo da medida, Angela Merkel, fez o favor de vir recordar que o programa de ajustamento é para cumprir. O braço armado da UE/CE detesta ver manifestações e adora lançar as feras quando as coisas parecem escapar ao seu controle . O que eu pergunto é? O comissário europeu, Olli Rehn, não é de raça perigosa?! Não devia ter açaime? Prendam lá o o mastim finlandês, faz favor, antes que ele leve com um jornal (com notícias da Grécia) no focinho. O objectivo, desta gente, é assustar a cobaia. Acham que os portugueses acreditam na lógica: não atingir, nem de perto, o défice a que nos comprometemos, dá prémio. Se faltar a descida da TSU, já não há massa para ninguém. Querem fazer de nós parvos. Não conseguem, porque já andamos nisto há demasiado tempo. Antigamente, quase todos os portugueses percebiam, um bocadinho, de agricultura, hoje passa-se o mesmo com a economia (a cadela da minha porteira é marreca e chama-se Laffer).

O melhor que os alemães e companhia têm a fazer é estarem quietinhos. Eles não percebem português o suficiente para perceber o que se passa. Até eu, que falo português há 46 anos, não tenho bem a certeza do que está a acontecer. Tudo indica que a zanga do PSD/PP ainda não acabou. Estamos perante miúdos vingativos que vão acabar a mostrar fotos das ex-namorada nuas na net.

Hoje é dia de Conselho de Estado. Tudo é possível e talvez tudo se decida. Temos que manter a calma , quanto mais não seja porque já há alternativa ao governo: "Felipão despedido do Palmeiras".

PUB

Tenho pena de não estar aí para assistir ao desenlace do drama. No momento em que o leitor lê isto, estou a andar à roda numa chávena com o chapeleiro louco a olhar para mim. Não, não endoideci. Estou na Eurodisney! Para variar da austeridade, vim para um sítio onde até os ratos vivem bem. Boa sorte, para vocês.

7 coligações da semana

1. Sporting empata com Marítimo - ainda não é este ano que vou festejar o campeonato para o labirinto do Marquês.

PUB

2. Camilo Lourenço: "os portugueses não têm mentalidade para estar no euro" - o Camilo Lourenço quer a demissão do povo e uma população de salvação nacional.

3. António Costa: "os portugueses não têm mentalidade para ter 2 rotundas no Marquês".

4. O Medina Carreira usa um swatch branco - embrulha, swatch e "happy people"!

PUB

5. Alberto da Ponte, novo presidente da RTP - "Há seis modelos em cima da mesa" - chamem o Taveira!

6. Vou ver a campanha para as presidencias dos EUA na Aljazeera. Eles são especialistas em eleições que misturam política com religião

7. Parceiros sociais em Belém para dizer a Cavaco que "assim não" - mas com gestos e ele tem de adivinhar.

PUB

8. Continente lança campanha Descontos no Valor da TSU na comida para caniches.

9. Conclusão das sondagens: o PSD desce mais que a TSU. Ainda segundo as sondagens, a TSU pode provocar desemprego no PSD/JSD.

Pub
Pub
Pub