pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque
Paulo Miguel Martins
02 de Maio de 2013 às 10:15

Explorar as circuntâncias é um factor vital

Uma circunstância difícil pode originar uma mudança de atitude ou o aperfeiçoamento de uma estratégia.

As circunstâncias surgem, acontecem e impõe-se. São imprevisíveis, imponderáveis e imprevistas. Não dependem da vontade dos agentes envolvidos. O que cada um pode controlar e dominar é a reacção perante esse factor. O que realmente conta é o "como" enfrentar as circunstâncias e as acções que se tomam para as ultrapassar.

Em primeiro lugar é preciso avaliá-las como adversas ou favoráveis. Em ambos os casos, devem ser aproveitadas. Uma circunstância difícil pode originar uma mudança de atitude ou o aperfeiçoamento de uma estratégia que permite até superar o plano inicial. Noutras ocasiões, um "imprevisto" pode indicar uma falha que ao ser logo detectada e corrigida, abre caminho para o resultado planeado.

É útil analisar o contexto das circunstâncias e o que elas demonstram, representam e significam.

De igual modo, as circunstâncias favoráveis podem potenciar iniciativas que ganham ainda maior dimensão, tirando partido de sinergias de outras actividades que se vão unindo e conjugando para alcançarem o objectivo traçado.

Em segundo lugar, é útil analisar o contexto das circunstâncias e o que elas demonstram, representam e significam. Saber "ler e percepcionar" o que acontece permite uma melhor adequação de uma acção à realidade concreta. Nessa análise é essencial diferenciar o "emocional" do "racional", utilizando ferramentas válidas que indiquem o que realmente se passa e só a partir daí, decidir e agir correctamente.

Os dois filmes seleccionados apresentam desafios que começam em circunstâncias difíceis. No entanto, tirando o máximo partido dessas mesmas condições e das oportunidades que criam, acabam por vencer! Vale a pena aproveitar estas lições!

"Regra de silêncio"

Explorar as circuntâncias é um factor vital

Realizador Robert Redford

Actores Shia LaBeouf, Julie Christie

Duração 121 min.

Ano 2012

Um advogado bem sucedido, já viúvo com uma filha adolescente, vê de repente toda a sua vida posta em causa. Uma colega sua de há 30 anos atrás é presa pelo FBI, por crimes cometidos enquanto ambos faziam parte de um grupo radical dos anos 70 contra a guerra do Vietname. Ela decidira entregar-se. Lutara por causas que considerara nobres, mas matara gente inocente. Agora quer acertar contas com a sua consciência e defender esses ideais por meios legítimos. No entanto, o seu gesto vai afectar os restantes membros do grupo, alguns dos quais sem culpa nos assassinatos. Todos eles vivem bem e com as vidas refeitas. Uns preferem ignorar o que se passa mas este advogado quer explicar tudo e provar a inocência de alguns, como é o seu caso. Para isso, precisa do testemunho dos outros colegas.

Um jornalista e a polícia iniciam as pesquisas e lançam-se em busca dos vários elementos do grupo. Por sua vez, ele também tenta contactar e convencer os antigos colegas a resolver tudo. O cerco aperta-se. Decide então agir com firmeza. Traça um plano. Confronta os amigos com a realidade do passado e a actual situação. Continuar a viver uma "farsa" é insuportável. Tenta esclarecer como seria "libertador" desvendar tudo e não serem "apanhados" a medo. Mostra-lhes o que está a acontecer e consegue.

Três tópicos de discussão

 Analisar as circunstâncias é útil pois dá pistas sobre as decisões a tomar.

 Ultrapassar um imprevisto estimula a descoberta da solução mais correcta.

 Uma circunstância que se altera pode pôr fim a situações de impasse.

"Não"

Explorar as circuntâncias é um factor vital

Realizador Pablo Larraín

Actores Gael Garcia Bernal, Alfredo Castro

Duração 118 min.

Ano 2012

Em 1988 o presidente Pinochet do Chile convoca um referendo perguntando "Sim" ou "Não" à continuação do seu regime. O filme retrata o papel de um dos principais responsáveis pela campanha do "Não". Trata-se de um jovem que trabalha numa empresa publicitária com experiência. A circunstância do acto eleitoral apanha muitos de surpresa. O jovem criativo vai então aplicar à campanha um tom de vitória e não torná-la numa simples denúncia das injustiças de um poder autoritário. Dentro da sua plataforma política encontra grande oposição mas a todos responde que analisara o contexto social e tivera em conta a "percepção" do momento. O objectivo é ganhar e não um mero ajuste de contas com o passado. Sabe que um discurso para um público amplo e generalista, deve conter uma mensagem a apelar mais à "emoção" do que à "razão". Quer responder aos reais interesses das pessoas e investiga quais são. Defende os seus pontos de vista com dados concretos. Faz uma avaliação constante da estratégia seguida para dar resposta ao que as diversas conjecturas lhe solicitam.

A sua vida pessoal está em crise. As relações com alguns colegas não são das melhores. Há invejas e disputas. No entanto, tira força dessas circunstâncias. Empenha-se no que acredita e acredita no que faz. No final, a vitória leva a sua marca!

Três tópicos de discussão

 Novas circunstâncias podem revelar novas potencialidades desconhecidas.

 Analisar bem as circunstâncias, clarifica os vários dados de uma questão.

 As circunstâncias ajudam a orientar a estratégia adequada a cada momento.

Ver comentários
Ver mais
Publicidade
C•Studio