pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque
Paulo Miguel Martins
07 de Março de 2013 às 11:14

A força do apoio familiar

O facto de uma pessoa se sentir amada e estimada, transmite-lhe segurança.

A estabilidade emocional é um factor primordial para o desenvolvimento da personalidade e talentos de cada um. O facto de uma pessoa se sentir amada e estimada, transmite-lhe tal segurança, que estimula um indivíduo a lançar-se a projectos que superam as suas capacidades imediatas.

Esta é a força da família: um espaço onde todos os membros são queridos tal como são, sem necessidade de usarem máscaras, potenciando as suas qualidades e lutando contra os seus defeitos sem temor de serem rejeitados ou gozados.

Compartilham ideais e aspiram a um bem maior do que os seus interesses, procurando todos dar o seu melhor. A família pode, assim, tornar-se num potente motor de arranque onde a pessoa se supera a si própria.

O ambiente familiar é um porto seguro onde recuperar energias para enfrentar um mundo competitivo e conflitivo.

O ambiente familiar é um porto seguro onde recuperar energias para enfrentar um mundo competitivo e conflitivo. Numa família aceitam-se os fracassos, aprendendo com os erros a emendar trajectórias.

As vitórias celebram-se em conjunto e ganha-se ânimo para as batalhas do dia-a-dia. Claro que em qualquer família há problemas, mas o esforço em ultrapassá-los gera uma criatividade e fortaleza que serão úteis para os embates na vida social e profissional.

Os dois filmes em análise estão baseados em casos reais. Não relatam situações idílicas, daquelas em que tudo corre bem. Pelo contrário, as personagens retratadas confrontaram-se com vicissitudes difíceis e complexas. Poderiam ter querido resolver apenas o "seu problema particular", mas pensaram e actuaram "para e com" os outros elementos da família, o que fez com que conseguissem encontrar a força que a todos fez triunfar.

"Hitchcock"

Realizador Sacha Gervasi

Atores Anthony Hopkins; Helen Mirren

Duração 98 minutos

Ano 2012

A força do apoio familiar

Hitchcock empenha-se pessoalmente, resolvendo hipotecar a casa e grande parte da fortuna para financiar o filme. A sua mulher, Alma, apoia-o nessa decisão. No entanto, durante a rodagem o casamento deles entra em crise. As relações entre ambos esfriam-se. Surgem suspeitas de traição. O ambiente familiar tenso repercute-se nas filmagens que pioram cada vez mais. Nada sai bem, até que os dois decidem enfrentar-se com sinceridade. Questionam o sentido das suas vidas em conjunto. Falam e esclarecem os problemas. Tudo se resolve.

Hitchcock adoece mas a sua mulher entra em acção. Conhece bem o marido e é a sua mais fiel colaboradora. Intervém nas próprias filmagens onde todos a aceitam. É competente no que aconselha e sugere ao marido pormenores na montagem que serão essenciais. Na estreia o impacto é enorme.

Em 1979, ao receber um prémio do American Film Institute, Hitchcock confirma que a intervenção de Alma em muitos dos seus filmes fora decisiva para o êxito obtido.

Tópicos de análise

 Saber-se e sentir-se estimado ajuda a enfrentar os problemas diários.

 A estabilidade emocional potencia a criatividade na vida profissional.

 O conselho de alguém próximo é eficaz pois sabe melhor o que se pretende.

"O Impossível"

Realizador Juan Antonio Bayona

Atores Naomi Watts, Ewan McGregor

Duração 114 minutos

Ano 2012

A força do apoio familiar

Um casal com três filhos rapazes aproveita a quadra natalícia para uns dias de descanso. De repente, a tragédia abate-se enquanto todos brincavam na piscina.

A mãe é arrastada pelo turbilhão das águas. Ferida pelos escombros vê um dos filhos ao longe na corrente. Isso dá-lhe forças para se aguentar quando já estava prestes a capitular. Consegue juntar-se a ele e apoiando-se um no outro acabam vivos num hospital. Indica-lhe o que deve fazer e orienta-o então para funções adequadas às suas capacidades e que ela tão bem conhece. Essa acção será decisiva para o reencontro final.

Entretanto o pai também sobrevivera. Encontra os outros dois filhos mas arrisca separar-se deles, deixando-os a salvo para ir em busca da mulher e do outro rapaz. Telefona aos sogros e essa conversa dramática dá-lhe novo ânimo para continuar.

É o interesse de uns pelos outros que os leva a superarem os perigos e serão os diferentes "modos de ser" de cada um que contribuirão para o encontro de todos.

Tópicos de análise

 Lutar para além dos próprios interesses fortalece a motivação pessoal.

 Para atribuir uma tarefa adequada a alguém é preciso conhecê-la bem.

 As capacidades de cada um potenciam-se quando são estimadas pelos outros.

Ver comentários
Ver mais
Publicidade
C•Studio