Cronista
João Borges de Assunção Professor Universitário
João Borges Assunção Virar a página da pandemia 25.06.2020 João Borges de Assunção
A pergunta que o Governo devia fazer a si próprio todos os dias é: a gravidade dos riscos da pandemia justifica decretar o estado de exceção? No dia em que a resposta for “não” o estado de exceção deve terminar imediatamente.
João Borges Assunção O desconfinamento gradual 28.05.2020 João Borges de Assunção 32
O uso de princípios absolutos na justificação de decisões públicas, como a do confinamento, não é apenas falaciosa é também errada. E dificulta a normalização da vida social resultante da observação de dados da pandemia relativamente favoráveis.
João Borges Assunção O grande confinamento 23.04.2020 João Borges de Assunção 309
A abertura gradual da economia do nosso país terá de ser consistente e coordenada com os países europeus mais bem governados e com mais recursos, respeitando regras e recomendações sanitárias novas. Só essa coordenação será criadora de confiança nas famílias, nas empresas e nas instituições.
João Borges Assunção Uma recessão mundial 20.03.2020 João Borges de Assunção 107
O problema essencial é o de tentar coordenar o tipo de obrigações contratuais que terão de ser suspensas no período da pandemia. E em simultâneo garantir que o provimento de bens e serviços essenciais, e os pagamentos a ele associados, continuam a fluir de forma normal.
João Borges Assunção A ditadura da moda 20.02.2020 João Borges de Assunção 54
A introdução de normas pela via maioritária constitui-se assim na prática, nalgumas circunstâncias, numa forma de ditadura da maioria. Em que a minoria, que não partilha de um ponto de vista sobre um tema, é obrigada a adotá-lo por razões de moda da maioria.
João Borges Assunção Sinais desconcertantes 23.01.2020 João Borges de Assunção 31
Tradicionalmente pensava-se que as pessoas podiam aprender na escola ou com a experiência pessoal. Neste momento é legítimo ser-se pessimista sobre a nossa capacidade coletiva para aprender com a experiência. Pelo que temos de ter esperança no sucesso da aprendizagem na escola.
João Borges Assunção Ainda o Brexit 28.11.2019 João Borges de Assunção 25
A saída do Reino Unido da União tem uma natureza paraconstitucional e ameaça os equilíbrios internos entre as várias nações do Reino Unido: Inglaterra, Escócia, Gales e Irlanda do Norte.
João Borges Assunção O homem-forte 26.09.2019 João Borges de Assunção 35
Vendo o sucesso dos líderes políticos que são homens-fortes, muitos gestores empresariais intermédios ou de topo questionam-se naturalmente sobre se precisam de ser mais agressivos para serem mais bem-sucedidos, respeitados ou olhados como alternativa.
João Borges Assunção Notas do verão: bloqueio 29.08.2019 João Borges de Assunção
O regresso às aulas e ao trabalho mantém vivos os temas dos últimos quatros anos. O tempo passa mas não há progresso, nem político nem económico.
João Borges Assunção Expectativas baixas 01.08.2019 João Borges de Assunção 21
Os eleitores que se identificam com a esquerda aceitam que será normal que os partidos que os representam governem em conjunto. E os eleitores que não se identificam com a esquerda aceitam que esta possa continuar a governar.

Marketing Automation certified by E-GOI