Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

A turbulência

17.06.2022

Estamos a entrar num período novo e todos terão de reaprender a viver com taxas de juro mais altas. Esse processo será muito doloroso e criará pressão na atividade financeira e na real. Nem todas as atividades sobreviverão: quer sejam úteis ou baseadas em esquemas.

A vida do iPod

13.05.2022

Terminar com um produto tão bem-sucedido é uma decisão difícil para qualquer empresa. Convém lembrar que a ideia de produto tem subjacente uma certa tentativa de padronização.

A reputação

08.04.2022

Aceitar a incerteza e a ambiguidade é uma forma de lidar com a transformação do mundo em curso. Descobrir a reputação que gostaríamos de ter, também. Reconhecer que o controlo sobre a nossa própria reputação é bastante limitado acaba por ser libertador.

Guerra na Europa

11.03.2022

A NATO e a União Europeia precisam de uma Grande Estratégia para lidar com a Rússia de Putin. A NATO e a União Europeia não estão atualmente preparadas para se defender da ameaça russa.

As sondagens

11.02.2022

Os eleitores são racionais e preocupam-se com as consequências do seu voto. Que será usado de forma diferente com diferentes composições do Parlamento. Por isso têm todo o direito de votar usando a informação contida nas sondagens.

As regras e as reformas

14.01.2022

A estabilidade nas regras da organização da sociedade é um valor em si mesmo. As propostas de reforma para serem estáveis precisam de ser robustas à alternância de poder.

Sempre a aprender

10.12.2021

Os valores do conhecimento e da aprendizagem não são um exclusivo das universidades. Muitas empresas são verdadeiras escolas em diversas áreas do saber. Mas a natureza hierárquica das empresas inibe o questionar de “conhecimento” que não o é verdadeiramente.

A decadência

12.11.2021

As fugas para a frente são comuns nas instituições em decadência. Por definição, o erro fatal é sempre o último. Precisamente por ser o fatal. Ele não é sempre o mais grave no plano ético ou estratégico. Mas para a história fica sempre como sendo o fatal.

Mudança de ciclo

08.10.2021

Há no ar a perceção que podemos estar a entrar num novo ciclo. Os seus contornos estão ainda muito indefinidos. E, por exemplo, o próximo governo alemão pode trazer uma nova geração de políticas públicas.

Reaprender

10.09.2021

O início do ano académico é um momento de esperança para todos. E na nossa sociedade tem um simbolismo de renovação maior até que a passagem do ano.

A demografia

05.08.2021

Somos um dos países mais sujeitos ao risco de rápida redução e envelhecimento da população. Os dados preliminares do Censos 2021 são também um grito de alerta. Convinha que os nossos governantes dessem sinais de que estão a pensar no assunto.

Ver Mais
Mais lidas
Publicidade
pub
pub
Publicidade
C•Studio