Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

ONU: a falta de iniciativa

02.11.2023

Acima de tudo a ONU deveria mostrar que se mantém relevante para desempenhar a missão para que foi fundada: a promoção da paz e da segurança internacional. Se a ONU quiser ter outras missões será preciso encontrar outra organização que promova a paz no mundo.

A subida dos juros

06.10.2023

Os que esperam descidas rápidas da inflação acreditam que esta subida é um pouco irracional. Já os que veem a inflação a manter-se elevada durante algum tempo mais compreendem que os prazos mais longos justifiquem agora as taxas mais elevadas.

As Leis das Sesmarias

08.09.2023

O objetivo da Lei, na sequência da peste negra, era trazer para uso agrícola as terras aráveis. Em particular a Lei obrigava os proprietários a dar bom uso agrícola às terras sob risco de expropriação. É verdade que a história nunca se repete, mas por vezes rima.

Normalização pós crises

11.08.2023

A decisão do governo italiano de criar um imposto sobre os lucros extraordinários dos bancos pode ser popular junto dos eleitores, mas parece muito imprudente.

O Fim do Império?

14.07.2023

Convém, porém, que os cidadãos escolham representantes que acreditem na manutenção dos valores ocidentais. Perante crises novas os bons líderes políticos tomarão decisões consistentes com os seus valores.

Liberdade e coordenação

15.06.2023

A sociedade precisa de coordenação e de liberdade. Por razões de eficiência coletiva e de bem-estar individual. A dificuldade prática é estabelecer esse equilíbrio e decidir em que direção é mais importante mudar.

Revolução da Inteligência Artificial

25.05.2023

Se estivermos à procura de efeitos concretos práticos, no curto prazo, da revolução da IA, os resultados financeiros de empresas como a Nvidia, Intel ou AMD são um bom sítio para observar. Bom seria que houvesse também empresas portuguesas com capacidade para participar.

Perplexidades sobre as pensões

21.04.2023

Numa democracia, o cumprimento de bons procedimentos é essencial para que os governados confiem nos governantes. A distribuição de liberalidades é mais comum em monarquias absolutistas do que em democracias.

Riscos monetários

24.03.2023

Uma pausa na subida da taxa de juro para ver a poeira assentar teria sido, talvez, a decisão mais prudente no caso do BCE e da Fed. Um atraso de dois ou três meses no regresso à inflação de 2% não me parece grave numa altura em que esse cenário só se vislumbra daqui a dois anos.

O pacote “Mais Habitação”

23.02.2023

Um mercado de arrendamento funcional e eficaz é a melhor forma de garantir o direito à habitação à generalidade dos cidadãos que vivem dos rendimentos de trabalho.

Saída airosa

27.01.2023

A ideia da manutenção do poder pelo poder e a rede de pessoas que rodeiam um líder inibem, por vezes, a compreensão da inexistência de benefícios na continuação do exercício de funções.

Ver Mais
Mais lidas
Publicidade
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio