Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

A pandemia e os consensos

23.10.2020

A força da nossa sociedade durante esta crise também depende do modo como o Governo procurar consensos. A busca do consenso não é uma opção de tática política. É um imperativo ético e uma marca de boa governação.

A eleição de 2020

25.09.2020

Espero que o próximo Presidente americano seja Biden e que ele se preocupe a compreender as motivações de todos os americanos e não apenas os que votaram nele. Esse é aliás um princípio geral da boa governação que também deveríamos praticar em Portugal.

Empresas zombie

21.08.2020

Se o Estado português tivesse uma dívida menor, o Governo poderia dar crédito garantido a estas empresas, através de um Fundo Pandémico, por exemplo, e desta forma decidir o momento e as condições em que iniciaria o processo de insolvência quando as empresas falhassem as suas obrigações.

O Fundo de Recuperação

23.07.2020

O Fundo de Recuperação e sua Facilidade de Recuperação e Resiliência são instrumentos novos, necessários e urgentes. Sejamos sábios e pragmáticos no seu uso.

Virar a página da pandemia

25.06.2020

A pergunta que o Governo devia fazer a si próprio todos os dias é: a gravidade dos riscos da pandemia justifica decretar o estado de exceção? No dia em que a resposta for “não” o estado de exceção deve terminar imediatamente.

O desconfinamento gradual

28.05.2020

O uso de princípios absolutos na justificação de decisões públicas, como a do confinamento, não é apenas falaciosa é também errada. E dificulta a normalização da vida social resultante da observação de dados da pandemia relativamente favoráveis.

O grande confinamento

23.04.2020

A abertura gradual da economia do nosso país terá de ser consistente e coordenada com os países europeus mais bem governados e com mais recursos, respeitando regras e recomendações sanitárias novas. Só essa coordenação será criadora de confiança nas famílias, nas empresas e nas instituições.

Uma recessão mundial

20.03.2020

O problema essencial é o de tentar coordenar o tipo de obrigações contratuais que terão de ser suspensas no período da pandemia. E em simultâneo garantir que o provimento de bens e serviços essenciais, e os pagamentos a ele associados, continuam a fluir de forma normal.

A ditadura da moda

20.02.2020

A introdução de normas pela via maioritária constitui-se assim na prática, nalgumas circunstâncias, numa forma de ditadura da maioria. Em que a minoria, que não partilha de um ponto de vista sobre um tema, é obrigada a adotá-lo por razões de moda da maioria.

Sinais desconcertantes

23.01.2020

Tradicionalmente pensava-se que as pessoas podiam aprender na escola ou com a experiência pessoal. Neste momento é legítimo ser-se pessimista sobre a nossa capacidade coletiva para aprender com a experiência. Pelo que temos de ter esperança no sucesso da aprendizagem na escola.

Ainda o Brexit

28.11.2019

A saída do Reino Unido da União tem uma natureza paraconstitucional e ameaça os equilíbrios internos entre as várias nações do Reino Unido: Inglaterra, Escócia, Gales e Irlanda do Norte.

Ver Mais
Mais lidas
Publicidade
PRÉMIOS EXPORTAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio