Uma Ordem em ordem
Um tema foi a Catalunha, de que resultou a ideia que parece pouco viável uma real independência, mas havendo alguma "separação" da Catalunha isso tornará Portugal no terceiro da Península Ibérica. Eu acrescento que será mais uma dificuldade para Portugal se tiver de negociar também com a Catalunha (além de com Espanha), a interligação de Portugal com França (e a Europa) a nível energético e ferroviário.
PUB
Outro tema foi a globalização, e uma mensagem-chave foi de empenho para a União Europeia se posicionar como líder mundial em várias áreas da globalização, tendo em conta a perda de interesse dos EUA com o seu crescente protecionismo.
O tema das ordens profissionais foi muito debatido aquando da vinda da troika, em que o programa de ajustamento incluía a necessidade da revisão dos requisitos ligados às profissões reguladas, com a troika a defender a eliminação de restrições, na sua opinião injustificadas a estas profissões.
PUB
Claramente não era o caso da Ordem dos Economistas, que tem tido um papel muito importante, procurando não limitar o acesso à atividade, mas dar prestígio à mesma, através de um apoio em áreas técnicas e na função ética e social da atividade, que é essencial para um Portugal mais desenvolvido e próspero, mas também justo e com menos desigualdades.
PUB
O bastonário Dr. Rui Leão Martinho tem feito um trabalho muito positivo, em conjunto com a sua equipa, num cargo não remunerado, o que ainda o torna mais louvável.
Era bom que houvesse mais casos como o do atual bastonário da Ordem dos Economistas. Obrigado, Rui!
PUB
Gestor e docente convidado do ISCTE-IUL
PUB
Artigo em conformidade com o novo Acordo Ortográfico
Mais Artigos do autor
Mais lidas
O Negócios recomenda