Bem-vindos à universidade!
O início do ano letivo é, para qualquer universidade, um momento simbólico e de energia renovada. Não se trata apenas de mais um ciclo que se inicia. É também um ponto de viragem. Enquanto recebemos os novos estudantes, celebramos também os sucessos dos que concluíram os seus estudos com uma festa para os diplomados. Com um sentimento de missão cumprida. E porque todos os sucessos devem ser comemorados!
Os corredores enchem-se novamente, reavivam-se laços e renova o compromisso com a missão de educar e formar cidadãos responsáveis e empenhados em contribuir para uma sociedade melhor. No contexto atual, onde as mudanças sociais, tecnológicas, ambientais e económicas se sucedem a um ritmo cada vez mais acelerado, a universidade assume um papel ainda mais central, onde é possível debater diferentes perspetivas, experimentar novas ideias e desafiar os limites do conhecimento.
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O anúncio dos resultados das colocações dos alunos de licenciatura é um momento de grande expectativa. Para muitos jovens e respetivas famílias, trata-se do resultado de anos de estudo e de trabalho. Para as universidades, é também um momento de avaliação, de análise das tendências do ensino superior e de reflexão sobre a sua capacidade de resposta aos desafios do mercado e da sociedade.
Os dados das colocações deste ano mostram, uma vez mais, a crescente procura por cursos ligados a algumas engenharias, à saúde e à gestão, reflexo da evolução do mercado de trabalho e das necessidades emergentes das empresas e da sociedade. Se olharmos ao top 10 das médias de entrada do último colocado na universidade, esse ranking é composto por cursos de Engenharia Aeroespacial, Medicina e Matemática Aplicada à Economia e a Gestão, este último, no ISEG com uma média mínima de entrada de 185.1 e 183.9 nas versões, respetivamente, em português e inglês. Estes resultados reforçam a elevada capacidade académica dos candidatos bem como a atratividade dos cursos da área da gestão e da economia, especialmente quando combinamos com competências analíticas e quantitativas.
Num ano marcado por um grande decréscimo de candidatos na primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior publico (49.595 candidatos em 2025, menos 9.046 do que na mesma fase do ano anterior), muitas vagas ficaram por preencher. São cerca de 11.500, correspondendo a 21% das vagas totais. Dessas, 346 são de cursos de Economia ou Gestão, que correspondem a 9,7% das vagas totais nessas áreas, uma percentagem abaixo da percentagem total. Apesar do aumento geral das vagas por preencher, a área mantém uma procura estável.
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Cientes da importância do momento de entrada na universidade para os estudantes, todos os anos preparamos novas atividades para os integrar da melhor forma na nossa escola, e para que comecem esta jornada da melhor forma possível. O ISEG Action Day da nossa Welcome Week promove a prática desportiva, a entreajuda e o espírito de equipa através de diversas atividades em formato gincana, culminando com um convívio ao "sunset". Para nós é fundamental fomentar nos novos “recrutas” a educação para a vida saudável e para os valores da solidariedade e espírito de equipa em detrimento do sucesso individual porque sabemos que a vida em sociedade é feita de equipas em que nós integramos e que queremos sustentáveis, duradouras e vencedoras. Por isso, alinhados com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3 – Saúde e Bem-Estar, o ISEG reforça o seu compromisso com o bem-estar, a inclusão e a prática de hábitos saudáveis desde o primeiro dia da vida académica dos nossos estudantes. A prática de exercício físico influencia o bem-estar não só físico como também emocional e académico. E quando desenvolvido em desportos coletivos acrescemos o desenvolvimento de laços de solidariedade e partilha cujo primado é um traço distintivo da vida no ISEG e que queremos preservar. Estudos indicam que o bem-estar impacta positivamente o envolvimento académico, que por seu lado também influencia o sucesso escolar, essencial para a sustentabilidade social das universidades e da sociedade em geral.
As universidades têm a responsabilidade de fomentar o debate, promover a investigação e criar as condições necessárias para que cada estudante possa desenvolver o seu potencial ao máximo. O sucesso das colocações não se mede apenas pela taxa de ocupação dos cursos ou das médias de entrada, mas sobretudo pela qualidade da experiência formativa e pela capacidade de inspirar os estudantes a serem agentes de mudança, profissionais competentes e cidadãos comprometidos com o desenvolvimento sustentável da sociedade. Saibamos todos aproveitar esta oportunidade para imaginar o futuro, partilhar experiências com colegas e professores, explorar alternativas e novas oportunidades, e dar tudo! “Imagine. Share. Explore. Give it all.” (I.S.E.G).
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