pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Angola ajuda Angola

A fusão irá criar um banco privado em Angola capaz de se aproximar dos primeiros do "ranking", que são o BAI, o BFA e o BIC. É verdade. Quem ganha com isso? Os accionistas, sobretudo os maiores, que são a Sonangol, o BPA e a Global Pactum.

  • Partilhar artigo
  • ...

O Millennium BCP anunciou a fusão do Millennium Angola com o Banco Atlântico. O BCP, cujo maior accionista é a Sonangol com uma participação de 19,44%, detinha até agora 50,1% do Millennium Angola. Os outros accionistas deste banco são a Sonangol (29,9%), o Banco Privado Atlântico (BPA) (15%) e a Global Pactum (5%). O Banco Privado Atlântico, por sua vez, é controlado a 72,35% pela sociedade angolana Global Pactum. O Millennium Angola tem uma posição de 6,7% e a equipa de gestão 21% do capital.

Confuso? Não fique. Esta caldeirada de participações accionistas cruzadas serve para constatar o essencial. Esta fusão é uma forma de Angola ajudar Angola. O BCP, com a operação, diminui a sua exposição a Angola e melhora a sua posição face às novas exigências de solidez do Banco Central Europeu. É verdade. Quem ganha com isso? Os accionistas, sobretudo o maior, a Sonangol.

Ver comentários
Ver mais
Publicidade
C•Studio