Turkish Airlines avança com oferta para comprar posição na Air Europa
Após a desistência da Air France-KLM e da Lufthansa, a Turkish Airlines prepara-se para uma oferta vinculativa, cujo valor ainda é desconhecido. Último montante em cima da mesa era de quase 200 milhões de euros.
E ficou uma. A Turkish Airlines vai apresentar uma oferta vinculativa para comprar a posição minoritária que está à venda na Air Europa, depois das duas concorrentes desistirem do processo.
De acordo com a Bloomberg, a companhia detida pelo Estado turco quer expandir o seu alcance na Europa e na América Latina. A Air Europa tem todas estas vantagens, uma vez que a base em Espanha lhe permite fazer ligações intra-europeias e tem fortes ligações à América do Sul.
A proposta foi confirmada em comunicado envido à bolsa de valores da Turquia, embora sem constar o montante. "Foi avaliado um investimento para estar em linha com os objetivos para gerar valor a longo prazo", apontou a empresa no comunicado.
A comprar a posição minoritária, entre 20% e 25%, a companhia de Istambul vai beneficiar da presença da Air Europa na Península Ibérica e na América Latina, bem como da frota com mais de 50 aeronaves, entre grandes modelos e grandes.
A última proposta da Lufthansa por 25% da companhia, que iria retirar posição à Globalia, dava perto de 200 milhões de euros à família Hildago.
A Air France-KLM e a Lufthansa desistiram, nestas duas últimas semanas, de comprar a Air Europa, especialmente depois da Turkish Airlines se juntar á corrida. A IAG, dona da Iberia e British Airways, detém uma participação de 20% na companhia da família Hildago, tentou comprar a Air Europa por duas vezes, mas Bruxelas impediu, citando problemas de concorrência.
Mais lidas