pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Cuidado com o “carewashing”

Promover o bem-estar é uma prioridade declarada em muitas empresas. Mas é preciso consistência entre o que se diz e o que se faz, porque, sem essa coerência, o que existe é “carewashing”: uma ação de cosmética, e não uma preocupação real.

07 de Janeiro de 2026 às 12:00
Empresas devem ser coerentes com o bem-estar para evitar 'carewashing'
Empresas devem ser coerentes com o bem-estar para evitar "carewashing" Getty Images
  • Partilhar artigo
  • ...

Mais de metade dos jovens a nível mundial estariam dispostos a aceitar uma redução salarial de 10% em troca de maior felicidade no trabalho, revelou em novembro o inquérito global conduzido pela CEMS – The Global Alliance in Management Education, rede que junta instituições como a Nova SBE. Esta tendência mostra a necessidade de ambientes de trabalho que promovam bem-estar, propósito e impacto social. A preocupação é assumida no discurso de várias empresas. Na prática, a meta do bem-estar traduz-se muitas vezes em ações avulsas e pouco consistentes. E, sem consistência, o que existe é ‘carewashing’”, alerta a psicóloga Ana Moniz, especialista em comportamento organizacional e “guest speaker” na Nova SBE.

Mais notícias
Para quem gosta de Bolsa, é o espaço privilegiado de debate em Portugal! Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos Aceder ao Fórum
Publicidade
pub
pub