Foi a aposta contínua em inovação e desenvolvimento que valeu à i-charging a conquista do Prémio Inovação COTEC-BPI, entregue esta semana em mãos pelo Presidente da República no Encontro PME inovação, em Leiria. A distinção reconhece à tecnológica portuguesa o sucesso de um percurso curto, iniciado em 2019, mas que a tornou um dos nomes fortes da mobilidade elétrica a nível global.
Fundada há seis anos, especializou-se em soluções inteligentes de carregamento para veículos elétricos e desenvolveu uma geração de carregadores rápidos assente numa arquitetura modular, que garante a integração completa entre hardware e software. A isto junta um modelo fabless, leve em capital, ágil e escalável, que permite responder às exigências técnicas de mais de 40 mercados internacionais, onde já realiza mais de 90% das suas vendas.
Em agosto, a empresa com sede no Porto foi escolhida pela norte-americana EVerged, focada em soluções de energia sustentável, para o fornecimento de 1000 carregadores rápidos com potências entre 50 kW e 400 kW.
“Esta distinção reconhece a viagem notável que a nossa empresa fez em tão pouco tempo”, aponta a i-charging, que lembra como as primeiras soluções foram “desenvolvidas durante o período covid”. Hoje, exportam “tecnologia portuguesa para mais de 40 países em todos os continentes” graças ao “compromisso com a inovação, paixão, sustentabilidade e pessoas”.
O investimento contínuo em inovação é um dos pilares que alimenta o rápido crescimento, área para onde são canalizados 6% das vendas e que se desenvolve com o apoio de um ecossistema que envolve universidades, centros tecnológicos e parceiros industriais. Esta estratégia demonstra, segundo Jorge Portugal, diretor-geral da COTEC, “como a inovação portuguesa conquistou maturidade para impulsionar o crescimento nos mercados globais mais exigentes”, que destaca ainda a integração entre engenharia, tecnologia digital e adaptação regulatória como fatores-chave para o sucesso.
Além do reconhecimento público, o galardão garante ainda à vencedora o acesso a uma plataforma do Grupo Euronext, a Elite, que apoia PME em crescimento com formação avançada, mentoria e novas oportunidades de financiamento.
A edição de 2025 registou um recorde de 311 candidaturas e apresentou um conjunto de finalistas descrito como uma “colheita vintage” da inovação nacional. Entre eles estão a Genibet (biotecnologia clínica), a Nonious (tecnologia para hotelaria), a Gosimac (engenharia de precisão), a Veneporte (sistemas de escape avançados) e a Somengil (lavagem industrial inovadora).
Criado em 2005, o Prémio PME Inovação COTEC-BPI já distinguiu 24 empresas portuguesas de referência.
