pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Fábricas sustentáveis saem do PowerPoint

A Valérius investiu 20 milhões para produzir fio e papel-algodão a partir de desperdícios industriais e roupa velha. Especialistas aliciam empresários com ganhos económicos e contam com a digitalização e até a pandemia para acelerar o caminho da sustentabilidade.

27 de Maio de 2020 às 22:15
José Manuel Vilas Boas Ferreira
José Manuel Vilas Boas Ferreira Paulo Duarte
  • Partilhar artigo
  • ...

Desperdícios da fiação e do corte, restos de coleção e roupas usadas e devolvidas pelos consumidores aos retalhistas. Estas são as matérias-primas que estão a reentrar no processo produtivo para dar origem às malhas e aos tecidos reciclados que vão começar a ser usados pela Valérius na confeção de novas peças de vestuário. Avaliado em 20 milhões de euros, 80% dos quais já concretizados, o projeto de economia circular do grupo de Barcelos é apontado como um exemplo de sustentabilidade na indústria têxtil, do vestuário e da moda, que continua a segurar a indesejada “etiqueta” de segunda mais poluente a nível mundial, só ultrapassada pelo petróleo.

Mais notícias
Para quem gosta de Bolsa, é o espaço privilegiado de debate em Portugal! Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos Aceder ao Fórum
Publicidade
pub
pub
pub