Criptomoedas afundam depois de a SEC adiar decisão sobre produto associado à bitcoin
A bitcoin está a deslizar quase 6% para 6.470,10 dólares, elevando para mais de 65% a queda face ao máximo atingido em Dezembro. Tendo em consideração o valor com que arrancou o ano, esta criptomoeda está a perder mais de metade do seu valor.
PUB
A contribuir para esta queda acentuada da bitcoin está o facto de o regulador do mercado de capitais americano, a SEC, ter adiado a decisão sobre se permite que seja negociado um fundo associado à bitcoin. A SEC tem agora até 30 de Setembro para "aprovar ou reprovar" ou determinar procedimentos, explica a Bloomberg. O prazo inicial terminava na próxima semana.
PUB
Este adiamento da decisão é mais um revés para o mercado das moedas virtuais, com os investidores a recearem que o regulador chumbe o produto.
E este não é um comportamento exclusivo da bitcoin. O sentimento negativo está a espalhar-se pela generalidade das criptomoedas com o mercado de moedas virtuais, acompanhado pela Coinmarket, a deslizar para 230 mil milhões de dólares, o que corresponde ao valor mais baixo desde Novembro, segundo a Bloomberg.
PUB
A agência salienta que os activos digitais já perderam cerca de 606 mil milhões de dólares desde que este mercado atingiu o seu pico (em Janeiro). A Bloomberg realça que este valor é o equivalente a duas Visa, a empresa de pagamentos que tem negociado em níveis recorde.
Apesar destes receios, este fundo poderá ser aprovado em Setembro. Ainda que a SEC possa adiar por mais 240 dias a decisão. A Bloomberg realça que esta tem sido a abordagem do regulador nos últimos três pedidos recebidos e que estão pendentes desde Janeiro.
PUB
2025 em livros: Política e Economia
O que vemos, ouvimos e lemos?
Mais lidas
O Negócios recomenda