Trading Nokia recua mais de 8% depois de anunciar investigação à Alcatel Lucent

Nokia recua mais de 8% depois de anunciar investigação à Alcatel Lucent

A empresa finlandesa não dá detalhes sobre a investigação em curso à Alcatel Lucent, que comprou em 2016, dizendo apenas que informou as autoridades.
Rita Atalaia
Rita Atalaia 22 de março de 2019 às 12:32

A Nokia está sob pressão depois de ter anunciado que está a investigar as práticas de "compliance" da Alcatel Lucent, a francesa que comprou em 2016 por 18 mil milhões de dólares. As ações da empresa finlandesa estão a cair mais de 8%.

 

De acordo com a Bloomberg, embora a Nokia tenha afirmado que comunicou a investigação às autoridades, não deu mais detalhes sobre o processo. Esta investigação, disse a empresa de telecomunicações, pode resultar em "potenciais sanções criminais ou civis, incluindo a possibilidade de multas em dinheiro, que podem ter um impacto negativo significativo no nosso negócio".  

 

Neste cenário, as ações estão a cair 8,08% para 5,074 euros. Mas já chegaram a cair 8,22% para 5,066 euros durante a sessão desta sexta-feira.

 

David Mulholland, analista do UBS, diz estar preocupado com o facto de esta questão só ter sido levantada agora – mais de dois anos desde que a Nokia comprou a Alcatel Lucent. E notou, citado pela Bloomberg, que há pouca informação para se avaliar o impacto potencial na atividade da empresa finlandesa.

 

"Para garantir que há uma ‘compliance’ total, estamos agora a escrutinar determinadas transações no anterior negócio da Alcatel Lucent", afirmou Eric Mangan, porta-voz da Nokia. "Embora esta investigação esteja numa fase relativamente inicial, num espírito de cautela e transparência, a Nokia contactou as autoridades relevantes relativamente a esta análise", acrescentou.

 

A Nokia comprou a Alcatel Lucent em 2016 por 18 mil milhões de dólares, o que a ajudou a ganhar força perante rivais como a sueca Ericsson e a chinesa Huawei.



Conheça mais sobre as soluções de  trading online da DeGiro.

Marketing Automation certified by E-GOI