Virgolino Faneca explica o zero do Benfica a Paulão Coice de Mula
Prezado Paulão Coice de Mula
PUB
Após a quarta jornada da Liga dos Campeões, apressaste-te a pedir esclarecimentos sobre a campanha do Benfica nesta competição, considerando que o clube tem ficado abaixo das expectativas e fazendo um óbvio trocadilho entre tetra e treta que, vindo a propósito, pode ser acintoso para alguns fanáticos.
Neste quadro, perguntas-me tu qual é a estratégia do Benfica na Liga dos Campeões. Bem, é simples, o objectivo do clube é ser o primeiro dos últimos, posição que tem sempre mais peso mediático do que ficar na metade da tabela e apenas dá direito a um tratamento indiferenciado. O propósito do Benfica é claro, não interessa que seja bem ou mal, o que importa é que falem de mim.
PUB
O Benfica quer ser diferente e luta por isso. É também por isso que tem um treinador de apelido Vitória, que faz tudo o que está ao seu alcance para contrariar o destino do baptismo somando derrotas, e um jogador com nome de imperador romano (Augusto), que mede meças a outros grandes craques que passaram pelo Benfica, caso de Tavares, Jamir, Paulo Almeida ou Bynia.
A par disso, este tipo de atitude tem gerado dividendos. Como sabes, o Benfica transmite os seus jogos no canal do clube e têm aumentado a olhos vistos as audiências, pela simples razão de que muitos médicos andam a recomendar o seu visionamento para pessoas não-benfiquistas com insónias. Ou seja, o nível de tédio dos jogos da equipa de águia ao peito é tão elevado que as pessoas não resistem e acabam por sucumbir nas mãos de Morfeu. Com uma vantagem adicional - a assinatura do canal é mais barata do que qualquer medicamento, mesmo tratando-se de um genérico.
PUB
Há ainda outras razões que o presidente do clube, Luís Filipe Vieira, sabiamente tem apresentado para esta prestação da equipa, baseando-se na conhecida fórmula científica segundo a qual "quem não tem dinheiro não tem vícios". Escrito de outro modo, se o Benfica não ganhar dinheiro na Liga dos Campeões, não incorrerá na tentação de os gastar. Trata-se, pois, de um excelentíssimo acto de gestão.
Uma outra, derivada da primeira, tem que ver com a poupança de custos, por exemplo, no transporte. Se o Benfica não tiver de se deslocar ao estrangeiro, é dinheiro que não se gasta em viagens, etc.
PUB
Por fim, há uma terceira razão substantiva, também relacionada com uma outra fórmula científica muito conhecida: para passar vergonhas, o melhor é ficar em casa. Isto é, saindo da Liga dos Campeões, o Benfica não corre o risco de enrubescer devido a determinadas situações que, sendo inverosímeis, podem acontecer, por exemplo, perder 5-0 com os suíços do Basileia.
Neste quadro, perceberás certamente que o Benfica está a trilhar o caminho certo, sendo que tu, com sorte, ainda tens hipótese de voltar à equipa, porque, nesta fase do campeonato, passar de burro para mula já seria uma vitória.
PUB
Sem mais, deste teu
Virgolino Faneca
PUB
Virgolino Faneca
PUB
Adam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda