Novo Toyota Aygo X eletrificado
O pequeno crossover urbano compacto Aygo X, campeão de vendas da marca japonesa, beneficia da tradicional atualização de meio de ciclo de vida, com uma nova versão que inova tanto na estética como na mecânica. A passagem à hibridização é uma das principais mudanças. Chega em 2026.
A Toyota revelou em Bruxelas a nova imagem do citadino Aygo X, que apresenta mudanças estéticas significativas, sobretudo na parte frontal, completamente redesenhada. Do capô aos para-choques e faróis, tudo foi renovado. Visto de frente, o modelo oferece agora um estilo mais elegante e moderno.
As opções de cores exteriores inspiradas no conceito de ‘especiarias’ ou de duas cores, em algumas versões, contribuem também para tornar o Aygo X ainda mais impactante. Mantêm-se as versões com tejadilho em lona retrátil que incorpora elementos inspirados na grelha frontal nas versões mais equipadas.
Apesar das suas dimensões exteriores compactas, o Aygo X pode receber a bordo quatro passageiros, aos quais se acrescentam 231 litros de espaço de bagagem.
No interior, destaca-se um novo painel digital de 7 polegadas atrás do volante, travão de estacionamento elétrico de série em todas as versões, bem como duas portas de carregamento USB-C.
Um novo carregador de smartphone sem fios, uma chave digital, espelhos retrovisores rebatíveis elétricos e tecnologia nanoeX para uma melhor qualidade do ar também estão disponíveis nas versões mais equipadas.
Variante GR Sport
Pela primeira vez, o Aygo X conta com uma variante GR Sport com um visual mais desportivo, que se destaca pelo exclusivo esquema de duas cores: amarelo mostarda conjugado com teto, pilar C e capô em preto. A grelha frontal recebe a malha distintiva e exclusiva ‘padrão G’ que se vê noutros modelos da família GR, bem como jantes de liga leve GR Sport exclusivas.
No interior do habitáculo, os detalhes em preto e cinzento, bem como o logótipo GR, contribuem para uma sensação desportiva.
O Aygo X GR Sport beneficiou ainda de afinação específica dos amortecedores e das molas helicoidais, que permitem um melhor comportamento estradista e uma redução do balanço da carroçaria, enquanto a direção assistida elétrica, afinada especificamente para esta versão, proporciona uma resposta mais direta.
Hibridização auto-recarregável de 116 cv
O novo Aygo X introduz, pela primeira vez, uma motorização híbrida no segmento A, alargando a eletrificação ao veículo mais compacto e mais acessível da gama Toyota. A nova motorização, atualmente disponível no Yaris e no Yaris Cross, substitui o motor a gasolina de 1.0 litros do seu antecessor.
Para acomodar a motorização híbrida de maiores dimensões, a projeção dianteira foi aumentada em 76 mm, conseguida através da otimização da carroçaria, para preservar as proporções do Aygo X.
As vantagens do sistema ‘full-hybrid’ fazem com que o novo Aygo X seja um parceiro ideal para a condução citadina, com emissões de CO2 de apenas 86 g/km, um valor líder no seu segmento.
A potência total do sistema é aumentada em 44 cv em comparação à anterior versão atmosférica, atingindo um máximo de 116 cv e conferindo ao Aygo X a agilidade desejada para uma condução urbana dinâmica, com uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em menos de 10 segundos.
Em matéria de segurança, o Aygo X beneficia do conjunto de sistemas designado Toyota Safety Sense, que inclui o Sistema de Pré-Colisão melhorado, o Assistente de Faixa de Rodagem e o Assistente de Sinais de Trânsito, bem como o novo Sistema de Paragem de Emergência e o Assistente de Condução Proativa. Pela primeira vez num Aygo X, o Toyota Safety Sense beneficia de atualizações remotas.
Negócios em Bruxelas, a convite da Toyota
Mais lidas