pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

As idades do consumo

Há um antes e um depois do 25 de Abril na história do consumo em Portugal. No livro "De freguês a consumidor: 70 anos de sociedade de consumo", Mário Beja Santos conta como o País conheceu novos produtos e hábitos alimentares através dos retornados e dos combatentes na guerra colonial. Champô e creme de barbear entraram nos hábitos de higiene.

08 de Maio de 2015 às 14:02
  • Partilhar artigo
  • ...

Amália Rodrigues dá a cara pelo sabonete Lux. O tal que nove em cada dez estrelas de cinema usam. O concurso bebé Nestlé entusiasma as mamãs que olham embevecidas para as fotografias dos petizes nas páginas das revistas. Na rádio, o teatro trágico "A força do destino", patrocinado pelo Tide, emociona o auditório. A publicidade começa a influenciar as compras das famílias portuguesas. Estamos nos anos 60, o período em que as grandes multinacionais começam a ganhar terreno e a mudar hábitos de compras. Quinze anos depois, com a chegada de meio milhão de retornados e com o regresso dos combatentes da guerra colonial surgem novas aspirações e rotinas, que estimulam ainda mais o consumo. Foi há quarenta anos que a sociedade de consumo portuguesa deu o grande salto.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio