pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Eleições à vista...

O filme "Não", de Pablo Larraín, é um bom exemplo de como se cria uma campanha para umas eleições, desde a ideia conceptual até à sua execução e posterior exibição. Há muitos factores em jogo para se conseguir triunfar, e o cinema dá boas pistas sobre alguns deles...

23 de Maio de 2014 às 16:03
  • Partilhar artigo
  • ...

Quando há eleições, o objectivo é claro: ganhar, conquistando mais votos que o adversário. O combate eleitoral é forte, com mensagens dispersivas e opostas. Há demasiados pontos de vista, pelo que é fundamental "focar e enquadrar" as pessoas num propósito. O filme "Não" retrata todos os passos da campanha do referendo que afastou Pinochet do poder e instaurou a democracia no Chile, derrubando o regime militar através do voto. Baseado em factos reais, o filme descreve como se uniram ideologias tão diversas, a extrema-esquerda e a social-democracia. Formaram uma plataforma comum e souberam apresentar-se como a melhor proposta. O responsável criativo sabia que, para "fazer passar uma mensagem", o mais importante não é "o que se diz" mas sim "o que o público ouve".

Ver comentários
Publicidade
C•Studio