Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Ford Tourneo Courier: Astucioso

O Ford Tourneo Courier é o membro mais pequeno e também aquele que faltava para completar uma família de veículos de passageiros, astuciosa, que oferece um leque de opções que varia entre os cinco e os nove lugares de capacidade.

Adriano Oliveira aoliveira@netcabo.pt 13 de Junho de 2014 às 08:56
  • Partilhar artigo
  • 1
  • ...

€21.050

Tourneo Courier 1.6 TDCi Titanium

 

Motor: Gasóleo, 4 cilindros em linha, 8 válvulas, 'common rail' de injecção directa, turbo de geometria fixa, sistema 'star&Stop'

Cilindrada: 1.560cc

Potência: 95cv às 3.800rpm

Binário: 215Nm (1.750-2.500rpm)

Velocidade máxima: 170km/h

Aceleração 0-100km/h: 14,0 seg.

Tracção: dianteira

Transmissão: manual 5 velocidades

Consumo urbano: 4,4l/100km

Consumo extra-urbano: 3,5l/100km

Consumo combinado: 3,83l/100km

Emissões CO2: 100g/km (Euro V)

Preços de outras versões:

1.0 EcoBoost Trend - €17.350

1.0 EcoBoost Titanium - €18.650

1.6 TDCi Trend - €19.750

 

O Ford Tourneo Courier é o membro mais pequeno e também aquele que faltava para completar uma família de veículos de passageiros, astuciosa, que oferece um leque de opções que varia entre os cinco e os nove lugares de capacidade. Esta nova proposta da Ford junta-se assim a duas variantes já existentes no mercado, mas de maiores dimensões, a Connect (5 e 7 lugares) e o Custom (8 ou 9 lugares). 

 

Ainda que na aparência exterior sejam evidentes certas semelhanças com os chamados veículos comerciais, dos quais de facto deriva, sem dúvida que não deixa de estar bem mais próximo do conceito dos denominados monovolumes, tanto em qualidade conforto e flexibilidade do interior como até em requinte, qualidade e níveis de equipamento. E a tudo isto acrescenta ainda a vantagem de oferecer maior capacidade de carga na bagageira (708 litros), mesmo com todos os bancos da segunda fila na sua posição normal.

 

Para lazer e trabalho

Pequeno por fora, grande por dentro, o Tourneo Courier distingue-se igualmente por ser um veículo tão válido para o trabalho, pela flexibilidade e volume de carga que permite o habitáculo, que chega até aos 1.656 litros com os bancos rebatidos, como para momentos de lazer, pois permite, por exemplo, transportar toda a família em fim-de-semana com o máximo de comodidade. Além disso, a acessibilidade aos lugares da retaguarda também foi melhorada, graças à existência das duas grandes portas deslizantes laterais.

 

O interior transmite uma grande sensação de espaço, em resultado da altura do habitáculo, mas também de conforto e bem-estar, pela qualidade dos materiais em geral e do cuidado colocado na sua concepção, ao nível de outros modelos da marca. 

 

Por outro lado, o habitáculo dispõe de inúmeros espaços de arrumação, a começar pelo compartimento a meio da consola central, especialmente pensado para colocação de equipamento tipo "tablets". E na parte superior, junto ao topo do pára-brisas, também há um grande espaço para guardar objectos que não sejam demasiado pesados. 

 

Apenas dois motores         

Desde este mês já à venda no mercado nacional, o Ford Tourneo Courier está disponível nos níveis de equipamento Trend e Titatinum e apenas dois motores, sendo um deles a gasolina e outro Diesel, ambos dotados da tecnologia "start&stop".

 

No primeiro caso, trata-se do premiado tricilíndrico turbo 1.0 EcoBoost, de 100cv de potência com um consumo médio de 5,2 litros aos 100 km. A alternativa é o conhecido turbodiesel 1.6 TDCi, de 95cv, que gasta somente 3,8 litros aos 100 km, de acordo com os dados do fabricante. Entre um e outro, a questão que se coloca é se a diferença de preço, que se situa nos €2.400, justifica que se opte pelo turbodiesel em detrimento da versão equipada com o motor a gasolina, que além de mais barato é também mais potente, perdendo apenas nos consumos, visto ser ligeiramente mais "guloso" no combustível.

 

Na apresentação dinâmica do novo modelo por estradas nos arredores de Frankfurt (Alemanha), tivemos a oportunidade de experimentar as duas versões. Deste primeiro contacto, tanto o turbodiesel como a versão com motor a gasolina mostraram ser capazes de proporcionar uma condução muito agradável, com uma resposta à altura do que se pode exigir a um modelo de cariz familiar como o Ford Tourneo Courier.

 

Outro pormenor a realçar nesta nova proposta da marca do "oval" prende-se com a preocupação que houve com o factor da segurança. É que sendo um modelo orientado para utilização familiar, foi dotado de alguns componentes destinados a assegurar uma maior segurança aos ocupantes, tais como "airbags" de cortina e de joelho, bem como avisadores de cintos de segurança colocados nos bancos da segunda fila e fixações Isofix para cadeirinhas de crianças.

 

Negócios em Frankfurt, a convite da Ford Lusitana

Ver comentários
Outras Notícias