pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Opel Astra: novo fôlego

Depois da estreia no monovolume Zafira Tourer, a Opel introduziu agora na gama do seu "best-seller" Astra o novo motor a gasóleo 1.6 CDTI, que se destaca pelos bons desempenhos, baixo nível de ruído e uma maior eficiência nos consumos de combustível.

26 de Abril de 2014 às 10:01

Características

€27.550

Opel Astra Sports Tourer 1.6 CDTI, nível de equipamento Cosmo

Motor: Gasóleo, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, injecção directa 'common rail', turbo, 'start/stop'

Cilindrada: 1.686cc

Potência: 136cv (3.500-4.000rpm)

Binário: 320Nm às 2.000rpm

Velocidade máxima: 200km/h

Aceleração 0-100km/h: 10,3 seg.

Tracção: traseira

Transmissão: manual 6 velocidades

Consumo urbano: 4,6l/100km

Consumo extra-urbano: 3,6l/100km

Consumo combinado: 3,9l/100km

Emissões CO2: 104g/km (Euro VI)

Outras versões 1.6 CDTI 136cv:

5 portas - €24.600* a €26.750*

4 portas - €25.100 e €27.250

Sp. Tourer - €25.400* a €27.550*

*Preço especial de lançamento

Depois da estreia no monovolume Zafira Tourer, a Opel introduziu agora na gama do seu "best-seller" Astra o novo motor a gasóleo 1.6 CDTI, que se destaca pelos bons desempenhos, baixo nível de ruído e uma maior eficiência nos consumos de combustível. Ao mesmo tempo, equipou o modelo com o moderno sistema de multimédia baptizado IntelliLink com comandos por voz e gestão optimizada dos "smartphones".

O novo motor 1.6 CDTI, que substitui o 1.7 CDTI e alguns 2.0 CDTI na gama Astra, equipa as variantes de cinco portas, Sedan de quatro portas e familiar Sports Tourer. Na fase inicial de lançamento, está disponível apenas com 136cv de potência e um binário máximo de 320Nm, o que representa mais 7% do que o anterior motor 1.7 CDTI de 130cv.

Com este motor, e mesmo na carroçaria familiar Sports Tourer, que utilizámos durante algumas centenas de quilómetros, o compacto da Opel contenta-se com apenas 3,9 litros de gasóleo aos 100km, o equivalente a 104g/km de CO2, um ganho de 0,4 litros/100 em média em comparação ao bloco 1.7 CDTI.

Construído em alumínio, o 1.6 CDTI conta com a mais recente tecnologia, desde a injecção directa "common rail" de alta pressão até ao turbocompressor de geometria variável, passando pela distribuição de quatro válvulas por cilindro, e cumpre já norma de emissões Euro 6, que entrará em vigor em 2015.

A partir de Junho, as variantes Astra de cinco portas e familiar Sports Tourer contarão também com uma segunda versão deste motor com 110cv de potência, que já está disponível para encomenda.

Ainda mais focado na economia e nas baixas emissões, o Astra 1.6 CDTI de 110cv garante um binário máximo de 300Nm (mais 7% do que o anterior motor 1.7 de igual potência), e reduz o consumo de combustível para 3,7 litros de gasóleo aos 100km. Por seu turno, as emissões de CO2 ficam abaixo da fasquia dos 100 gramas: 97 g/km.

Com este motor turbodiesel da nova geração, o Astra acelera de 0 a 100km/h em 12,0 segundos e pode atingir a velocidade máxima de 186 km/h.

As duas variantes de potência do 1.6 CDTI têm acoplado uma caixa manual de seis velocidades que foi objecto de vários aperfeiçoamentos. A introdução das mudanças requer agora menos esforço e os comandos são mais rápidos, precisos e suaves.

Oferta especial de lançamento

O Astra 1.6 CDTI de 136cv está disponível no mercado nacional em três níveis de acabamento - Selection, Executive e Cosmo -, e preços especiais de lançamento a partir dos 24.600 euros, que corresponde à versão de entrada de gama de cinco portas. E corresponde igualmente à futura variante de 110cv.

Na verdade, com a chegada deste Astra mais económico em Junho, o preço definitivo na versão de 136cv, sofrerá uma actualização na ordem de mil euros, estabelecendo a diferença entre as duas motorizações.

Sistema multimédia

Novidade na gama Astra é o sistema multimédia IntelliLink, com ecrã de sete polegadas e Bluetooth. O sistema dispõe de comandos por voz, sendo capaz de reproduzir mensagens sms, permite integrar várias funções de "smartphones", que são comandadas a partir do ecrã policromático no topo da consola central. O IntelliLink reconhece títulos, álbuns e artistas de gravações inseridas no dispositivo móvel.

Todos os Astra possuem de série ar condicionado, vidros eléctricos, pára-brisas com reflector solar, retrovisores exteriores aquecidos reguláveis electricamente, volante forrado a couro, coluna de direcção regulável em altura e profundidade, programador de velocidade, rádio com leitor de CD/MP3, Bluetooth, computador de bordo, jantes de liga leve, controlo de estabilidade, "airbags" frontais, laterais e de cortina, encostos de cabeça activos e fixações Isofix nos bancos traseiros.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio