C-Studio Cartões Visa contactless facilitam transacções de pagamento
C-Studio i
C- Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do Universo
É o local onde as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Cartões Visa contactless facilitam transacções de pagamento

A tecnologia contactless (sem contacto, em inglês) está incorporada em grande parte dos cartões de débito e de crédito disponíveis no mercado português.
Cartões Visa contactless facilitam transacções de pagamento

Em Portugal existem cerca de cinco milhões de cartões Visa contactless em circulação, na sua maioria de débito, o que representa quase a metade da carteira de cartões Visa existente no mercado nacional.

 

Todos os cartões com a tecnologia de leitura por aproximação possuem o símbolo indicando que esse cartão tem a funcionalidade de pagamento contactless. O mesmo símbolo é visível nos terminais de pagamento que já estão preparados para aceitar os novos cartões.

Esta nova modalidade foi introduzida para facilitar a vida do consumidor, aumentando a rapidez e a simplificação das compras no dia-a-dia, sem ter de de entregar o seu cartão ao comerciante ou de o inserir no terminal.

 

O que se altera com este sistema de pagamento do processo tradicional?

 

A tecnologia contactless permite ao lojista introduzir o valor da compra no seu terminal de pagamento contactless – é idêntico aos terminais mais convencionais só que possui o símbolo da tecnologia contactless – e o cliente apenas tem de aproximar o seu cartão do visor do terminal de pagamento para realizar a transacção. Para compras iguais ou inferiores a 20 euros, o pagamento é efectuado sem necessidade de inserir o código de utilizador (PIN). A intodução do PIN  é obrigatória para compras superiores a 20 euros.

 

Sempre que o titular perfaz um determinado montante em pagamentos contactless sem PIN, definido pelo banco emissor do cartão, o cartão volta a pedir a introdução do código de 4 dígitos, seja num terminal de pagamento ou num caixa automático.

 

Os cartões contactless podem ser utilizados em Portugal e no estrangeiro sempre que existir um ponto de aceitação com esta tecnologia.

 

Em caso de perda ou roubo do cartão contactless, o titular beneficia de garantias de protecção por parte do seu banco emissor como é de resto habitual nos cartões de pagamento Visa.

 

Não obstante o crescimento muito significativo do número de cartões com esta tecnologia no mercado Português, a sua utilização na vertente contactless apenas é possível se a tecnologia também estiver disponível em pontos de venda, ou seja, é necessária a aceitação por parte dos comerciantes de pagamentos contactless. A tendência de massificação deste sistema de pagamento inovador tem vindo a ser assegurada em Portugal por comerciantes que estão a apostar claramente neste tipo de pagamentos, como sejam  grandes superfícies comerciais e grandes cadeias de restauração. Ao todo são mais de 15.000 os terminais de pagamento que já se encontram activos e a aceitar pagamentos contactless, sendo a base instalada em activação muito superior e continuando a crescer. Uma realidade que traduz uma recente aceleração na adopção por parte de consumidores e comerciantes desta inovadora forma de pagamento em Portugal.  



1. O seu cartão Contactless será ativado após a sua primeira transação com chip e PIN na rede Visa.

2.Transações Contactless até 20€ não requerem PIN

3. Quando as transações do seu cartão Contactless chegarem a um determinado valor acumulado definido pelo seu banco, terá que fazer uma transação chip e PIN antes de ser autorizada uma nova transação Contactless

4. Os cartões Contactless apenas podem efetuar transações Contactless em terminais com tecnologia Contactless; transações chip e PIN podem ser efetuadas em qualquer terminal.

5. Consulte os termos e condições do seu cartão junto do banco emissor.

Partilhar

Marketing Automation certified by E-GOI