No ano passado, as empresas continuaram a liderar a transição energética das frotas automóveis na Europa. Segundo o relatório Arval Mobility Observatory, que abrange mais de 8600 decisores em 30 países, a percentagem de empresas com viaturas 100% elétricas na sua frota continua a crescer a bom ritmo. Neste contexto, 37% das empresas já utilizam ou tencionam utilizar viaturas ligeiras de passageiros 100% elétricas, e 28% pretendem trabalhar com ligeiros elétricos de mercadorias nos próximos três anos.
Em termos comparativos, em Portugal a adoção de veículos elétricos está acima da média europeia. De acordo com a ACEA (Associação Europeia dos Fabricantes de Automóveis), os países nórdicos, as regiões BeneLux e DACH estão na frente desta transformação, enquanto grandes mercados como Polónia, Itália, Espanha, Eslováquia e República Checa apresentam um ritmo mais lento.
Neste contexto, a Arval, especialista global em renting e soluções de mobilidade, tem vindo a reforçar o seu posicionamento como um dos principais intervenientes na transição energética do setor automóvel. Com presença em 29 países e uma frota de quase 1,8 milhões de veículos em aluguer no final de 2024, a empresa — detida a 100% pelo BNP Paribas Group — tem vindo a evoluir de um modelo centrado no renting automóvel para uma abordagem integrada de mobilidade sustentável.
Desde o lançamento do plano estratégico Arval Beyond, em 2020, a Arval tem vindo a adaptar os seus serviços às novas exigências ambientais e sociais, assumindo como prioridade a redução da pegada carbónica da sua frota. Um dos principais marcos desta transformação é o crescimento expressivo da frota de veículos elétricos e híbridos plug-in: em 2024, já contava com mais de 253 mil veículos elétricos (VEB), representando 14% da sua frota total — um aumento de 52% face ao ano anterior. A meta é atingir os 400 mil VEB até 2026, ou seja, 20% da frota.
Conjunto amplo de soluçõesAssim, a abordagem da Arval é multidimensional e inclui o reforço de soluções como o Arval Connect, que permite a monitorização em tempo real do comportamento dos condutores, promovendo uma condução mais eficiente e segura, com redução do consumo de energia e das emissões. Em 2024, cerca de 180 mil veículos da frota mundial já estavam ligados à plataforma, com a expectativa de ultrapassar os 600 mil até 2026.
A consultoria especializada aos clientes empresariais é outra das ferramentas-chave na estratégia da empresa. Através da Arval Consulting, foram prestados mais de 7.800 dias de aconselhamento desde 2020, com foco na otimização da gestão de frotas e no apoio à transição energética. A empresa recorre a análises baseadas no TCO (Total Cost of Ownership), demonstrando os benefícios económicos de longo prazo da adoção de viaturas com menores emissões.
Inovação para a sustentabilidadeA inovação na prestação de serviços também se reflete no desenvolvimento de novas formas de mobilidade, como o Arval Car Sharing (ver caixa), solução que permite o uso partilhado de viaturas por diferentes colaboradores de uma empresa, reduzindo a necessidade de grandes frotas e promovendo uma utilização mais racional e sustentável dos recursos. A oferta da Arval inclui também serviços como aluguer de bicicletas e soluções de carregamento elétrico (doméstico e empresarial), completando o ecossistema da mobilidade.
Empresa comprometida com ESGNo âmbito mais amplo da sustentabilidade ESG (Ambiente, Sociedade e Governança) como empresa, a Arval conquistou a medalha de platina da EcoVadis, posicionando-se no Top 1% das empresas avaliadas a nível mundial em matéria de responsabilidade social e ambiental. A empresa comprometeu-se ainda com metas concretas: reduzir em 30% as emissões teóricas de CO2 da sua frota e em 25% a taxa de acidentes com responsabilidade própria até 2026, face a 2020, para dar dois exemplos. Com estas medidas, a Arval pretende não apenas responder aos desafios do setor, mas liderar a transformação rumo a um modelo mais responsável, eficiente e alinhado com os objetivos climáticos globais.
Arval lança "car sharing" para empresasA Arval vai lançar em Portugal, já este ano, o seu serviço de car sharing empresarial, uma solução digital que permite a partilha de viaturas entre colaboradores através de uma aplicação móvel. Esta solução está direcionada para empresas que valorizam a inovação e a mobilidade sustentável. O Arval Car Sharing permite a partilha de viaturas em modelo pool, com gestão totalmente digital e sem necessidade de chave física. Através de uma aplicação intuitiva, os colaboradores podem reservar, aceder e utilizar as viaturas de forma simples e eficiente.
Esta solução, segundo a empresa, "reflete o compromisso da Arval com a transformação digital e com os objetivos de sustentabilidade definidos pela União Europeia". Ao permitir uma utilização mais racional das viaturas, o Arval Car Sharing ajuda as empresas a reduzir a sua pegada carbónica, a otimizar recursos e a responder às novas exigências de mobilidade dos colaboradores. Implementado em 18 países, o serviço conta com mais de dez anos de experiência, 3.500 viaturas equipadas com a tecnologia, 20.000 utilizadores ativos e mais de 140.000 reservas realizadas.