Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Máscaras no lixo comum e "monstros" em casa. Governo pede ajuda com os resíduos

Durante a vigência do estado de emergência a recolha de grandes volumes na via pública está cancelada. Governo lança pedido para que não sejam colocados na rua os chamados “monstros” e insiste nas regras de separação: máscaras e luvas de proteção não são para reciclar.

A carregar o vídeo ...
Filomena Lança filomenalanca@negocios.pt 14 de Abril de 2020 às 18:46
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

As máscaras de proteção, luvas e lenços, independentemente dos materiais que os componham devem ser depositados no lixo indiferenciado e não ser encaminhados para os ecopontos. O aviso vem do Ministério do Ambiente, que sublinha que este tipo de resíduos pode ser perigoso e, por isso mesmo, dever ter um tratamento mais cuidado.

 

Nas últimas semanas este tipo de materiais têm vindo a aparecer, em grandes quantidades, nos ecopontos, a partir dos quais acabam por ir parar às linhas de triagem. Além de não serem recicláveis, podem estar contaminados, o que comporta um risco acrescido para as pessoas que trabalham no processamento dos resíduos.

 

Numa mensagem em vídeo divulgada esta terça-feira, a secretária de Estado do Ambiente lembra que esta regra é especialmente importante nos casos de pessoas que estão infetadas com o novo coronavírus ou que se encontram em quarentena porque existem suspeitas de contágio.

 

Nestes casos, o lixo deverá ser colocado em dois sacos, cheios apenas até dois terços, firmemente fechados e depositados dentro do contentor de lixo comum. Aliás, alerta Inês dos Santos Costa, agora, mais do que nunca, é importante uma atenção especial ao lixo, evitando o mais possível os resíduos e nunca os abandonando na via pública.

 

Outro pedido é que não sejam depositados na rua os chamados "monstros", o sofá, o colchão ou o móvel que já ninguém quer lá em casa. Numa altura em que os portugueses permanecem nas suas habitações, a tentação para "destralhar" é grande, mas mais vale esperar pelo fim do período do estado de emergência e pelo retomar deste tipo de recolhas pelos municípios.

Ver comentários
Saber mais Ministério do Ambiente lixo política autoridades locais
Mais lidas
Outras Notícias