pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

"Climate Express" faz viagem sem CO2

Serão mais de 400 os ambientalistas, empresários, políticos e jornalistas que viajarão juntos a bordo do comboio "Climate Express", entre Bruxelas e Copenhaga, no próximo dia 5 de Dezembro, numa viagem de 12 horas totalmente isenta de CO2.

17 de Novembro de 2009 às 17:42

Serão mais de 400 os ambientalistas, empresários, políticos e jornalistas que viajarão juntos a bordo do comboio "Climate Express", entre Bruxelas e Copenhaga, no próximo dia 5 de Dezembro, numa viagem de 12 horas totalmente isenta de CO2.

“A viagem tem como principal objectivo chamar a atenção da opinião pública, dos decisores e dos líderes mundiais, que se irão reunir entre 7 e 18 de Dezembro de 2009, na Dinamarca, na Cimeira das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (COP 15), para o papel fundamental do caminho-de-ferro no combate ao aquecimento global”, salienta a Refer em comunicado.

Promovida pela União Internacional dos Caminhos-de-Ferro (UIC) – em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUA), Campanha das Nações Unidas “Seal the Deal” e World Wide Fund for Nature (WWF) – “esta acção pretende alertar para a realidade do sector dos transportes, o qual, sendo responsável por um quinto das emissões de CO2 no planeta, tem na ferrovia um dos modos de transporte mais sustentável, amigo do ambiente, rápido, económico e seguro, que importa privilegiar”, refere o documento.

CP e Refer associam-se

A CP e a Refer associam-se a esta iniciativa, com a promoção de uma campanha de divulgação a nível nacional, que terá início hoje, dia 17 de Novembro, com a abertura de um “micro-site” noticioso nos portais da CP e da Refer, no qual serão publicitadas todas as informações relevantes sobre esta matéria, incluindo as acções conjuntas a promover pelas duas empresas a nível nacional.

Ambas as empresas participarão também no “Climate Express”, “que configurará uma conferência ‘sobre carris’ única, palco para debater questões chave sobre o clima e a mobilidade sustentável”, diz o comunicado.

Connie Hedegaard, anfitriã do COP 15 e ministra dinamarquesa dos Transportes, e Søren Eriksen, CEO dos Caminhos-de-Ferro Dinamarqueses (DSB), darão as boas-vindas ao “Climate Express” na chegada a Copenhaga.

Iniciativas começaram em Quioto

As iniciativas sobre esta temática iniciaram-se no dia 5 de Novembro, na cidade japonesa de Quioto – local onde nasceu o Protocolo sobre as Alterações Climáticas – com o seminário UIC Climate Change and Rail, e prosseguem no próximo dia 21 com a partida de Vladivostok (Rússia) para uma viagem de comboio de mais de 9.000 quilómetros até Moscovo, em linhas electrificadas, que seguirá o percurso do Transiberiano.

Durante esta viagem, um grupo de peritos ambientais irá reportar sobre os sinais do aquecimento global, visíveis na paisagem, através do site www.traintocopenhagen.org e do twitter em http://twitter.com/Trn2Cpnhgn.

A equipa que percorrerá o território russo junta-se em Bruxelas, a 5 de Dezembro, aos passageiros do “Climate Express”, sublinha o comunicado.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio