Revista de imprensa diária

Resumo das notícias económicas mais importantes da imprensa diária
Negócios 06 de Janeiro de 2010 às 07:58

Finanças estudam fim do selo nas compras de imóveis (Jornal de Negócios) O Governo quer aproveitar a proposta de Orçamento do Estado para 2010 para avançar com a eliminação da cobrança de imposto do Selo nos contratos de compra e doação de imóveis e na sua aquisição gratuita, em especial nos casos de usucapião.

Lafarge alinha com administração da Cimpor na recusa à OPA da CSN (Jornal de Negócios) A francesa Lafarge remete para o conselho de administração da Cimpor uma posição oficial relativamente à oferta pública de aquisição (OPA) lançada pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), tendo fonte oficial do grupo francês avançado ao Negócios que essa comunicação "não será feita pela Lafarge individualmente".

PUB

Holcim considera fábricas da Cimpor “muito interessantes” (Diário Económico) Os suíços da Holcim, o segundo maior grupo mundial, continuam atentos às movimentações em torno da OPA dos brasileiros.

“Estou disponível para esclarecer os deputados sobre o Magalhães” (Diário Económico) O ex-ministro das Obras Públicas está disponível para ser ouvido durante a investigação parlamentar à adjudicação dos computadores Magalhães feita entre a Fundação das Comunicações Móveis (FCM), criada para gerir o financiamento do computador, e a empresa JP Sá Couto. A proposta da comissão de inquérito será discutida hoje e votada na sexta-feira. Resta saber o sentido de voto do PS.

Portugal é o segundo país do mundo com maior peso das eólicas (Público) País vai a caminho de cumprir a meta dos 45 por cento de renováveis, mas para lá chegar precisa de manter o consumo e não importar energia

PUB

Investidores apresentaram queixa ao provedor de Justiça contra venda do BPN (Público) A Associação de Investidores e Analistas Técnicos do Mercado de Capitais (ATM) apresentou uma queixa junto do provedor da Justiça contra o modelo de reprivatização do Banco Português de Negócios (BPN), aguardando agora o parecer da instituição liderada por Alfredo de Sousa.

18 empresas entram na bolsa dos 'pequenos' (Diário de Notícias) Douro Azul, Patris Investimentos ou Bacalhôa Vinhos de Portugal são algumas das empresas que preparam a sua entrada em bolsa, algumas delas já para este ano. No total, são 18 as companhias nacionais - como a Silvex, a Spal ou a Frulact - que estão a estudar a sua admissão no Alternext, mercado para pequenas e médias empresas (PME) cotado em Paris, Bruxelas e Amsterdão, mas que não integra ainda nenhuma companhia nacional.

Orçamento: Todos querem conversar. Ninguém garante acordo (I) O Orçamento do Estado (OE) para 2010 tem tudo para ser viabilizado na Assembleia da República. Pelo menos em teoria. O governo e os partidos da oposição desdobraram-se ontem em processos de intenções com um denominador comum: o diálogo é necessário, a bem da estabilidade política, mas com reservas de parte a parte.

PUB

Comissões nos créditos disparam (Correio da Manhã) Os juros estão em valores historicamente baixos, mas nem por isso as comissões cobradas pela Banca nos empréstimos à habitação e ao consumo tendem a diminuir. Aliás, a tendência tem sido exactamente a oposta.

Pub
Pub
Pub