Revista de imprensa diária
Abate de veículos terá em 2010 um corte de 16% no incentivo fiscal (Negócios) O programa de incentivos ao abate de veículos em fim de vida (VFV), que tem funcionado como alavanca do comércio de automóveis novos, deverá continuar no próximo ano, mas os benefícios serão menores.
O Governo irá propor no Orçamento do Estado para 2010 a continuação do programa, mas reduzindo em 16% o valor máximo de benefício, de 1.500 para 1.250 euros por veículo.
PUB
Estimativas apontam para subida de 12% na bolsa de Lisboa (Negócios) A bolsa de Lisboa pode voltar a registar uma valorização de dois dígitos, no próximo ano. Pelo menos a fazer fé nas últimas avaliações dos analistas, já com as previsões para o final de 2010.
Hospitais acumulam dívidas de mil milhões em menos de um ano (Económico) A dívida dos hospitais aos fornecedores deverá ultrapassar os mil milhões de euros no final do ano. Segundo o Ministério da Saúde, em Setembro a dívida já chegava aos 900 milhões de euros. Tendo em conta que nos últimos três meses do ano as empresas reforçam a facturação para acertar a contabilidade e que o Orçamento Redistributivo atribuiu apenas 50 milhões de euros à Saúde para o combate à gripe A, dificilmente as dívidas ficarão aquém das registadas em 2008.
Seguros do BPN vendidos a empresa de Pais do Amaral (Económico) Depois da compra da corretora Fincor à SLN, a Patris decidiu agora fazer uma proposta para comprar a companhia de seguros vida do BPN. A sociedade detida por Gonçalo Pereira Coutinho, Manuel Lancastre e Miguel Paes do Amaral, fez uma oferta para a companhia de seguros, tendo por referência a actual situação líquida da empresa, que ronda os dez milhões de euros.
PUB
Governo grego pede "novo acordo social" para evitar colapso do país (Público) Colocado entre a pressão dos mercados internacionais e uma população que o elegeu a contar com um reforço das medidas sociais, o primeiro-ministro grego prometeu ontem concretizar uma redução "radical" do défice público, mas protegendo as classes mais desfavorecidas da população.
Trabalhadores dos hipermercados convocam greve para a véspera de Natal (Público) Os trabalhadores da grande distribuição vão apresentar, hoje, um pré-aviso de greve para a véspera de Natal. Em causa está a proposta apresentada em Novembro pela Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), que defende a hipótese de o período normal de trabalho poder ser aumentado até às 60 horas semanais. Para além disso, prevê uma actualização salarial acumulada de um por cento em 2009 e 2010, e mais contratos a termo.
Justiça arrenda imóveis à revelia de pareceres (Diário de Notícias) O Ministério da Justiça (MJ) , na legislatura anterior, ignorou um parecer do seu próprio Instituto de Gestão Financeira e de Infra-Estruturas da Justiça, I. P. (IGFIJ), de 2005, que defendia a compra de edifícios em leasing em vez de arrendamentos.
PUB
Mau ambiente e pré-fracasso marcam reinício da conferência (Diário de Notícias) O reinício dos trabalhos ontem na Conferência de Copenhaga trouxe uma grande incerteza sobre o seu sucesso face ao bom andamento vivido na primeira semana. Quando todos acreditavam que após se ter encontrado um texto-base para trabalhar, na sexta-feira, seria agora a vez do debate construtivo - apesar de todas as divergências (im)possíveis de sanar -, com os olhos postos na redacção do documento definitivo a ser assinado sexta-feira pelos 110 governantes que vão estar na cerimónia final da COP15.
"Magalhães já custa 217 milhões" (Correio da Manhã) Os computadores distribuídos no Programa e.escola, como o ‘Magalhães’, já custaram cerca de cerca de 217 milhões de euros ao Estado.
"Plano para reduzir défice só em dez anos" (Jornal i) O economista, Daniel Amaral. lamenta que os investimentos públicos sejam mal amados pela direita e que Teixeira dos Santos tenha aceitado sem pestanejar as ordens de Bruxelas
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda