Revista de imprensa diária

Resumo das notícias económicas mais importantes da imprensa diária
Negócios 13 de Maio de 2011 às 08:09

Bancos dão descontos até 50% na venda de casas executadas (Jornal de Negócios) Preços mais baixos do que os do mercado e condições de financiamento mais atractivas são a estratégia do sector para tirar do balanço imóveis de quem falhou o empréstimo.

Ajuda externa acelera fuga dos produtos do Estado (Jornal de Negócios) Receios de reestruturação da dívida levaram os portugueses a retirar, em Abril, mais de 700 milhões dos certificados de aforro. Um valor recorde.

PUB

Portugal entra em recessão antes de aplicar austeridade da ‘troika’ (Diário Económico) Portugal deverá ter arrancado o ano já em recessão, ainda antes de terem chegado ao terreno as medidas de austeridade impostas pelo resgate financeiro do país.

Receios após pedido de ajuda externa levam a fuga recorde dos Certificados (Diário Económico) Portugueses confiam menos no Estado como depositário das suas poupanças. No mês em que o FMI aterrou em Portugal saíram dos cofres 705 milhões.

Pequenos aforradores fogem e Estado recorre a mais crédito da banca (Público) Em Abril, o Estado perdeu 705 milhões em certificados de aforro e pediu mais de 7000 milhões aos bancos.

PUB

BE aposta na renegociação da dívida e no investimento público (Público) Crítico do acordo entre a troika e Governo, Francisco Louçã defende a criação de fundo de resgate assente nos lucros de operações financeiras.

Catroga: PSD propõe baixar taxa não 4 mas 8 pontos (Diário de Notícias) Taxa social única. Em declarações ao DN, o autor do programa eleitoral social-democrata explica que o partido prevê duas fases na redução do imposto que os patrões pagam ao Estado por cada trabalhador.

50% das escolas de risco não melhoram notas de alunos (Diário de Notícias) O agrupamento de escolas Miradouro de Alfazina, em Almada, conseguiu reduzir o abandono escolar e a indisciplina, mas os alunos não têm melhores notas. Tal como este agrupamento, metade das 105 escolas problemáticas de intervenção prioritária não conseguiram ainda melhorar os resultados dos estudantes.

PUB

F. C. Porto exige 7,9 milhões à Liga pelo caso Túnel da Luz (Jornal de Notícias) Por factos relativos à actuação da Comissão Disciplinar, quando era liderada por Ricardo Costa, o F. C. Porto exige, à Liga de Clubes, uma indemnização de 7,9 milhões de euros. Em causa, estão prejuízos resultantes de decisões nos casos do Túnel da Luz e Apito Final.

Louçã e Jerónimo: é mais o que os une do que aquilo que os separa (i) Líderes do BE e PCP concordaram em quase tudo e prometeram lutar contra aliança da troika

FMI alerta: crise da dívida ainda pode contagiar a Europa (i) O Fundo considera que é necessária uma "acção alargada e conjunta" da Europa para superar a crise das dívidas soberanas.

PUB

Regulador vigia salários da Banca (Correio da Manhã) O Banco de Portugal (BdP) vai passar a vigiar a distribuição de salários na Banca. No ano passado, os presidentes dos cinco maiores bancos ganharam, em conjunto, 3,6 milhões de euros, segundo os respectivos relatórios e contas.

Catroga diz que anda “acelerado” (Correio da Manhã) Eduardo Catroga admitiu: "Ando um bocado acelerado." A confissão do coordenador eleitoral do PSD surgiu depois da polémica que geraram as declarações que fez nos últimos dias. Entre outras, Catroga comparou o primeiro-ministro, José Sócrates, a Hitler, e acusou os jornalistas de discutirem "pentelhos".

Troika dá ‘carta branca’ ao novo Governo (Sol) O próximo Governo terá “total autonomia” de acção, desde que cumpra as metas acordadas coma troika. A rigidez será maior nas contas públicas, havendo grande flexibilidade quanto às medidas estruturais.

PUB

Portugal trabalha mais do que a média europeia (Sol) A semana de trabalho efectivo em Portugal tem 39 horas, acima da média europeia. Os trabalhadores lusos estão mais tempo no emprego do que os alemães ou os finlandeses, mas não geram tanto valor acrescentado.

Saber mais sobre...
Saber mais revista de imprensa
Pub
Pub
Pub