Revista de imprensa internacional

Algumas das principais notícias na imprensa internacional de hoje.
Negócios 28 de Julho de 2004 às 11:17

Estas são as algumas das principais notícias na imprensa internacional de hoje:

Casa Branca projecta défice recorde para este ano (USA Today) A Casa Branca irá projectar em breve que o défice federal deste ano irá exceder os 420 mil milhões de dólares, de acordo com fontes do Congresso norte-americana, um número recorde que certamente irá alimentar as críticas à forma como o presidente Bush lida com a economia. A análise de Verão deverá ser publicada na próxima sexta-feira, afirmaram várias fontes do Congresso, que falaram sob anonimato. A saída dos dados será assim muito posterior ao prazo limite, frequentemente ignorado, de 15 de Julho. O porta-voz do departamento responsável pelo orçamento da Casa Branca, Chad Kolton, afirmou por sua vez que o relatório será divulgado quando estiver pronto, e não ofereceu nenhuma data para tal. Sexta-feira próxima será um dia depois da Convenção Democrata dos EUA terminar na cidade de Bóston – uma data que, a confirmar-se, impedirá que o candidato presidencial, o senador John Kerry, e outros, citem os dados para aumentar as críticas à Administração Bush.

PUB

Acebes: «Agora pergunto eu quem foi» (El Pais) O ex-ministro espanhol do Interior pede que se investigue o «alcance da sombra da ETA». O ex-ministro do Interior espanhol Angel Acebes iniciou a sua comparência frente à comissão parlamentar sobre os atentados de 11 de Março passado, em Madrid, assegurando que o seu governo informou com «máxima transparência» e afirmando que foram «outros» que «intoxicaram» para «desprestigiar o governo e obter vantagens desta dramática situação». Além disso, Acebes afirmou que todavia há que investigar o «alcance real da sombra da Eta, que ainda planeia», em relação a uma possível conexão com os terroristas islâmicos.

Director da Telecom Italia acusa presidente da Opportunity de espionagem (Jornal do Brasil) O vice-presidente de Segurança da Telecom Italia, o italiano Angelo Jannnone, afirmou ontem que o banqueiro Daniel Dantas, do Grupo Opportunity, ordenou, orientou e coordenou pessoalmente o esquema montado pela empresa Kroll Associates para espionar representantes do Judiciário do Rio e autoridades do governo federal. Em depoimento às autoridades brasileiras que investigam o caso, Jannone relatou que conseguiu gravar o responsável da Kroll, Tiago Verdial, revelando que Dantas comandava o processo.

Pub
Pub
Pub