Revista de imprensa internacional

Notícias da imprensa económica internacional
Negócios 18 de Julho de 2005 às 09:42

ABN pode recorrer da decisão do Banco de Itália sobre compra da Antonveneta em tribunal (Financial Times) - O ABN Amro, o banco holandês que fez uma proposta de aquisição do italiano Banca Antonveneta, pode ir a tribunal para tentar alterar a decisão do Banco de Itália que aprovou a compra do Antoveneta pelo Banca Populare Italiana, noticiou o «Financial Times» sem avançar onde conseguiu a informação.

O ABN Amro ofereceu 26,50 euros por acção pela compra do Antonveneta. A 5 de Julho o banco holandês subiu a oferta, totalizando 7,6 mil milhões de euros pela aquisição do banco italiano.

PUB

O Banco de Itália, cuja aprovação é necessária para fusões e aquisições entre as entidades bancárias do país, autorizou duas ofertas ao Banca Antonveneta do Banca Popolare Italiana, o que está a bloquear a proposta de compra do ABN Amro.

A comissária da Concorrência da Comissão Europeia, Neelie Kroes, anunciou em Maio que pode processar a Itália devido aos reguladores nacionais imporem condições injustas a ofertas estrangeiras para a aquisição de bancos italianos, como o caso do Banca Nazionale del Lavoro e a Banca Antonveneta.

Enagas planeia investir 1,2 mil milhões para compra de activos (Expansión) - A Enagas tenciona investir 1,2 mil milhões de euros para comprar a fatia da rede de transporte de gás espanhola que ainda não detém, noticiou o «Expansión» sem citar a fonte. A operação inclui ainda a compra de três centrais de regasificação em Bilbao, Valência e Corunha. Segundo o jornal as negociações podem iniciar-se até ao final deste ano.

PUB

Presidente de Itália quer convocar eleições antecipadas (La Repubblica) - O presidente de Itália, Carlo Azeglio Ciampi, quer convocar dissolver o parlamento em Fevereiro e convocar eleições nacionais a 9 de Abril, um mês antes do previsto anteriormente, noticiou o «La Repubblica» que cita fontes próximas do presidente. O responsável quer convocar as eleições mais cedo para que o governo esteja formado a meio de Junho de forma e impulsionar o crescimento económico da Itália.

Pub
Pub
Pub