Agência chinesa corta "rating" de Portugal

A Dagong Global Credit Rating cortou o "rating" da dívida portuguesa para "BB+", o que reflecte uma qualidade de investimento "média-baixa". Notação continua sob vigilância de pendor negativo.
Edgar Caetano 24 de Novembro de 2011 às 09:24

A notação passou de “BBB+”, que traduzia uma qualidade de investimento média, para “BB+”, que reflecte uma qualidade de investimento média-baixa, segundo os critérios da agência.

Segundo comunicado da agência enviado à Bloomberg, a nova notação continua sob vigilância de pendor negativo, o que significa que a agência poderá proceder a novas reduções.

PUB

A Dagong considera que a situação económica e orçamental de Portugal registou uma deterioração adicional desde que o "rating" caiu de "A-" para "BBB+", em Março.

A agência prevê uma descida de 1,7% do PIB em Portugal este ano e 3,5% no próximo, o que é uma estimativa mais pessimista do que as da Comissão Europeia e do Governo.

"A economia portuguesa não poderá retornar ao crescimento positivo no médio-prazo a menos que sejam realizadas reformas fundamentais no sistema económico do país", escreve a Dagong.

PUB

A mesma agência havia cortado, na segunda-feira, o “rating” da Grécia para o nível mais baixo da sua escala (“C”), comentando que “a Grécia perdeu completamente a solvabilidade e deve preparar-se para uma reestruturação massiva da sua dívida”.

Saber mais sobre...
Saber mais Dagong agência chinesa rating Portugal
Pub
Pub
Pub