Boris Vujcic, um "falcão" de leste na vice-presidência do BCE
Boris Vujcic, governador do banco central da Croácia desde 2012, desempenhou um papel importante na adesão da Croácia à União Europeia, em 01 de julho de 2013, e posteriormente na adesão à moeda única, no início de 2023.
Visto como um "falcão", defensor de uma política monetária mais rígida e focada no combate à inflação, através da subida das taxas de juro, Vujcic é respeitado entre os banqueiros centrais dos países do alargamento, tendo encontrado aí os apoios que o suportaram na eleição para o cargo de vice-presidente do BCE.
PUB
Além disso, a necessidade de procurar equilíbrios regionais nas instituições financeiras da União Europeia, no ano em que a Bulgária entrou no euro, jogava a favor dos candidatos do leste europeu.
Aos 61 anos, Boris Vujcic é doutorado pela faculdade de Economia de Zagreb. Foi chefe do departamento de investigação do Banco Nacional da Croácia, vice-governador do Banco Nacional da Croácia e, em 2012, assumiu o cargo de governador, encontrando-se a exercer o seu terceiro mandato à frente da instituição.
Antes do espanhol Luis de Guindos, que deixará o cargo de vice-presidente do BCE vago em maio, foi vice-presidente do BCE o português Vítor Constâncio e, antes dele, o grego Lucas Papademos.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Política Apoio Político Inflação Política monetária Boris Vujčić Croácia Banco Nacional União EuropeiaO silêncio na era do ruído
Inadmissível demagogia
Mais lidas
O Negócios recomenda