Catarina Martins espera que Orçamento de 2019 vá "além" do acordado em 2015
A líder do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, disse esperar que o próximo Orçamento do Estado cumpra o acordado em 2015 e "que vá mais além, aproveitando o crescimento económico para responder a quem mais precisa", avança a agência Lusa.
PUB
Em declarações aos jornalistas à margem da conferência sobre "O envelhecimento em Portugal e a sociedade portuguesa no futuro", promovida pelo Centro Comunitário da Gafanha do Carmo, em Ílhavo, este sábado, Catarina Martins garantiu que "não há este ano nenhuma novidade em relação aos anos anteriores".
PUB
E disse ainda que o BE fará "como tem feito todos os anos, uma negociação sector a sector" do Orçamento do Estado para 2019. Uma negociação que, disse, "é sempre complicada e tem sempre as suas dificuldades, para recuperar rendimentos do trabalho, salários e pensões, combater as desigualdades".
PUB
Segundo a líder do BE, o acordo firmado em 2015 "está escrito e tem medidas" e algumas "têm de ser implementadas no último Orçamento do Estado.
PUB
"Nós temos um caderno de encargos claro sobre várias medidas e estamos à espera que neste Orçamento do Estado se dê resposta a elas. O que assinámos em 2015 tem de ser cumprido. Para além disso, que ninguém põe em causa, temos feito todos os anos uma negociação para perceber onde é que se pode ir mais longe do que o acordado", afirmou.
A líder do BE salientou ainda que "o país não ficou parado e há outras questões a que é preciso responder" e que, com a economia a crescer, "há hoje disponibilidade para responder melhor a problemas que o país tem, onde 2,4 milhões de pessoas vivem em situação de pobreza".
PUB
"Temos divergências que já eram conhecidas. O PS, BE e PCP têm posições diferentes sobre várias matérias, mas assinámos acordos que têm a base da negociação dos orçamentos do Estado a cada ano e é isso que temos feito. Este ano estamos para negociar o Orçamento, um trabalho que é difícil, mas que terá de ter a mesma disponibilidade dos anos anteriores dos vários partidos e do governo para ser possível", concluiu.
Saber mais sobre...
Saber mais Orçamento do Estado 2019 Governo António Costa Catarina Martins Bloco de EsquerdaAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda