Confiança dos consumidores e clima económico aumentam em maio em Portugal
O indicador de confiança dos consumidores aumentou em maio, após ter diminuído nos dois meses anteriores, e o indicador de clima económico subiu pela segunda vez consecutiva, após três meses de quebras, divulgou esta terça-feira o INE.
Segundo os resultados dos "Inquéritos de Conjuntura às Empresas e aos Consumidores" do Instituto Nacional de Estatística (INE), o indicador de confiança dos consumidores aumentou em maio, depois de ter recuado nos dois meses anteriores e ter atingido em abril o valor mais baixo desde março de 2024.
PUB
A evolução observada em maio deveu-se sobretudo ao contributo positivo das perspetivas sobre a evolução futura da situação económica do país, tendo as opiniões sobre a evolução passada e as expectativas sobre a evolução futura da situação financeira do agregado familiar também contribuído positivamente.
Já o indicador de clima económico, baseado em inquéritos às empresas, aumentou em abril e maio, interrompendo o movimento descendente dos três meses anteriores.
Os indicadores de confiança aumentaram nos serviços, na indústria transformadora e na construção e obras públicas, tendo diminuído no comércio.
PUB
Adam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda