Crise incentiva empresas portuguesas a exportarem
Ritz Four Seasons | Hotel será o palco da entrega da terceira edição dos prémios exportação Negócios/BES.
PUB
A crise tem incentivado as empresas portuguesas a aumentarem a sua exposição internacional quer ao nível da sua internacionalização, quer no aumento das exportações. O volume de bens e serviços vendidos para fora do mercado nacional tem aumentado e, neste momento, em Portugal são mais de 40 mil as empresas que exportam parte da sua produção, com os seus produtos a chegar a 202 países, segundo os dados da Associação Industrial de Portugal. Contudo, ainda parece ser insuficiente para combater o abrandamento do mercado nacional, segundo a mesma entidade. A terceira edição dos Prémios Exportação do Negócios/BES pretende destacar as empresas que se evidenciaram neste campo, em 2012.
Depois de ter sido premiada a internacionalização, é a vez de destacar as empresas que se afirmaram na exportação dos seus negócios. Esta é uma iniciativa do Banco Espírito Santo e do Negócios, numa parceria com a Ignios e a McKinsey & Company, com o objectivo de premiar e promover o sucesso das empresas nacionais na exportação e internacionalização da sua actividade.
PUB
Na edição do ano passado, nesta vertente de exportação, das centenas de companhias que fizeram chegar os seus dados aos júri dos prémios, foram aceites duas mil candidaturas e premiadas 11 entidades, em sete categorias.
No conjunto de categorias de prémios na vertente Exportação, os vencedores resultaram de um processo de análise de indicadores económico-financeiros, recolhidos e tratados pela Coface. O modelo de avaliação/ponderação e os vencedores finais foram homologados por um júri independente composto pelo economista Alberto Castro, o embaixador do Brasil, Mário Vilalva, e António de Melo Pires, director-geral da Volkswagen Autoeuropa.
Já foram várias as áreas de negócio premiadas, nos dois últimos anos, pelo seu papel exportador na economia nacional. Desde tecnológicas, a construtoras ou empresas que desenvolvem a sua actividade nas mais diferentes indústrias, os Prémios Exportação & Internacionalização têm encontrado bons exemplos, não só ao nível do negócio gerado para fora de Portugal, mas também vários casos de criação de emprego.
PUB
Os vencedores da terceira edição serão conhecidos nesta quarta-feira, 6 de Novembro, no Ritz Four Seasons Lisboa. Serão divulgados os vencedores nas seguintes categorias: Melhor PME Exportadora, Melhor Grande Empresa Exportadora, Prémio Exportação + Emprego, Prémio Exportadora Revelação, Melhor Associação Empresarial e Melhor Exportadora com Capitais Estrangeiros.
Antes de serem conhecidos os vencedores da edição de 2012, o evento contará com espaço para o debate moderado pelo director do Negócios, Pedro Santos Guerreiro, sob o mote: Exportação - O desígnio das Empresas Portuguesas. O presidente da Cofina Media, dona do Negócios, Paulo Fernandes, e Ricardo Salgado, presidente do BES, integram esta mesa redonda, contando ainda com a presença do embaixador do Brasil, Mário Vilalva, de Alberto Castro, do director-geral da Autoeuropa, de Guy Villax, CEO da Hovione e de Carlos Fortunato, presidente da MSF.
PUB
PUB
Edições anteriores
Iniciativa distingue empresas em quatro categorias, incluindo menções honrosas
PUB
Vencedores 2011 ________________________
Grande Empresa Bens Transaccionáveis
PUB
Vencedor: About the Future (Grupo Portucel Soporcel)
Menção Honrosa: COTESI
Grande Empresa Serviços
PUB
Vencedor: Mota-Engil
Menção Honrosa: EIP - Electricidade Industrial Portuguesa
Prémio Exportação + Emprego
PUB
Vencedor: Efacec
Exportadora Revelação
Vencedor: Afinomaq
PUB
Vencedores 2012 ________________________
Grande Empresa Bens Transaccionáveis
PUB
Vencedor: Hovione
Menção Honrosa: BA Vidros
Grande Empresa Serviços
PUB
Vencedor: MSF - Engenharia Menção Honrosa: WEDO
Menção Honrosa: Douro Azul
Prémio Exportação + Emprego
PUB
Vencedor: SIMI
Menção Honrosa: Couro Azul
Exportadora Revelação
PUB
Vencedor: Chama Amarela
Menção Honrosa: Tunipex
PUB
O imperativo categórico
Esperteza saloia
Mais lidas
O Negócios recomenda