Descentralização: PSD e PS de acordo para transferência gradual de poderes
A transferência de competências para os municípios, primeira fase da descentralização lançada pelo Governo, tem o aval do PSD e estará concluída até Julho. O processo, contudo, não deverá ficar por este "primeiro pilar" de "municipalização", entende o PSD. Álvaro Amaro, presidente da câmara da Guarda, mandatado por Rui Rio para negociar este dossier com o governo, diz que o seu partido quer "uma verdadeira reforma da organização e da gestão do Estado" e que colocou em cima da mesa um "segundo pilar" para ser negociado até ao fim desta legislatura.
PUB
Em declarações ao Público nesta terça-feira, 6 de Março, Álvaro Amaro diz que essa é que será "a verdadeira descentralização" e que passará pela "transferência de competências do Estado central para espaços sub-regionais e regionais", como sejam as áreas metropolitanas e as Comunidades Intermunicipais ou as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional.
PUB
Essas transferências acontecerão de forma gradual e num horizonte até ao final da legislatura, um prazo que, diz Álvaro Amaro ao Público, Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna, viu com bons olhos.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Álvaro Amaro Rui Rio Eduardo Cabrita ministro da Administração Interna autoridades locais descentralizaçãoAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda