Estradas cortadas, escolas fechadas. Depressão Ingrid condiciona regiões e "pinta" o norte de branco

São já várias as condicionantes como efeito da passagem da depressão Ingrid por Portugal e em diferentes regiões do país. Devido às previsões de queda de neve, várias escolas foram encerradas para evitar a deslocação dos alunos.
Estradas cortadas, escolas fechadas. Depressão Ingrid condiciona regiões e "pinta" o norte de branco
Negócios com Lusa 13:55

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou 81 ocorrências entre as 00h00 e as 08h00 relacionadas com o mau tempo, por causa dos efeitos da depressão Ingrid, a maioria quedas de árvores. "Entre as 00h00 e as 08h00 de hoje foram registadas 81 ocorrências, das quais 39 foram quedas de árvores, 23 limpezas de via, nove quedas de estrutura e 10 movimentos de massa", adiantou à Lusa José Costa, da ANEPC, realçando não haver registo de vítimas ou danos de maior.

Alunos residentes em zonas serranas do município de Arouca ficam esta sexta-feira em casa para evitar riscos associados à depressão Ingrid, revelou a autarquia, que assim quer evitar deslocações em transportes públicos a 350 crianças.

PUB

Segundo revelou à Lusa a presidente da câmara desse município do distrito de Aveiro e Área Metropolitana do Porto, há alunos que, por residirem em zonas de risco, não irão à escola todo o dia, apesar de esses estabelecimentos de ensino continuarem a funcionar para crianças de localidades mais seguras, e há também escolas que encerram totalmente a partir da hora de almoço.

As escolas do concelho de Macedo de Cavaleiros estão também encerradas devido à queda e as de Bragança e Vinhais não têm atividades letivas, devido à queda de neve acima dos 600 metros de altitude. Nas redes sociais, o município de Macedo de Cavaleiros informou que, depois de uma análise das condições meteorológicas, decidiu encerrar as escolas do concelho.

Em Bragança, as escolas estão abertas, mas sem atividades letivas, para poder acolher os estudantes que não têm onde ficar durante o dia.

PUB

Já a circulação ferroviária na Linha do Minho foi retomada às 09:35 horas, depois de ter sido suspensa às 06:40 horas, entre Caminha e Valença, devido à queda de uma árvore, informou a CP - Comboios de Portugal. Segundo fonte da empresa, após a conclusão dos trabalhos de remoção da árvore, a linha passou a ter via livre para funcionar.

A empresa já tinha alertado anteriormente, numa publicação na rede social Facebook, para eventuais constrangimentos à circulação de comboios devido ao agravamento do estado do tempo por causa dos efeitos da passagem da depressão Ingrid.

Em Vila Real, o Itinerário Principal 4 (IP4) está cortado ao trânsito na zona da serra do Marão e a circulação está condicionada na Autoestrada 24 (A24) entre Vila Real e Vila Pouca de Aguiar por causa da neve, segundo a GNR.

PUB

Num ponto de situação feito à agência Lusa às 09:45 horas, a GNR de Vila Real disse que se o IP4 está cortado entre os nós da Campeã, concelho de Vila Real, e da Aboadela, concelho de Amarante, numa área que corresponde à serra do Marão.

Também a A24, embora transitável, estava condicionada pelas 09:45 horas por causa da acumulação de neve, com alguns camiões e automóveis parados ou atravessados na via entre Vila Real e Vila Pouca de Aguiar.

Por Cinfães, em Viseu, a Estrada Municipal 1030, que faz ligação entre Cinfães e Castro Daire, no distrito de Viseu, está cortada desde as 07:30 horas de hoje devido à queda de neve, informou fonte da Proteção Civil.

PUB

A fonte do Comando Sub-regional do Tâmega e Sousa disse à agência Lusa que "a neve começou a cair durante a noite" e obrigou ao encerramento da estrada ao início da manhã.

Na quinta-feira, devido à previsão de queda de neve na cota dos 400 a 500 metros de altitude, três municípios do distrito de Viseu, nomeadamente Resende, Cinfães e Castro Daire, decidiram preventivamente encerrar hoje as escolas.

Também as câmaras de Tondela, Vouzela, São Pedro do Sul e Tabuaço, no distrito de Viseu, decidiram encerrar as escolas durante a tarde, devido ao alerta de mau tempo, motivado pela depressão Ingrid.

PUB

A decisão tomada pela Câmara de Tondela, em articulação com o serviço municipal de Proteção Civil e os agrupamentos de escolas, "assenta nos princípios da precaução e prevenção, visando reduzir a exposição ao risco, sobretudo em contexto de deslocações rodoviárias e acesso às zonas mais elevadas do concelho". "A segurança das nossas crianças, jovens e de toda a comunidade educativa é a nossa prioridade", sublinhou a autarquia, em comunicado.

(Notícia atualizada às 13:55 horas com mais informação e vídeo)

Pub
Pub
Pub