Europa preparada para fazer acordo comercial de 50 mil milhões com Trump
A União Europeia quer chegar a um acordo com os Estados Unidos da América (EUA) e prepara-se para aumentar a compra de produtos "made in USA" em até 50 mil milhões de euros para abordar a questão.
PUB
Maroš Šefcovic, o comissário do comércio de Bruxelas, admite ao Financial Times que o bloco europeu está a fazer "progressos" no que respeita um acordo. Ainda assim, o comissário vinca que a UE não vai aceitar que Trump mantenha tarifas de 20% sobre produtos europeus, por forma a existir uma resolução justa para as negociações.
PUB
O principal ponto de negociação prende-se com as exportações de serviços americanos para a Europa, o que permitiria reduzir o défice comercial dos dois blocos para 50 mil milhões de euros.
PUB
As tarifas devem entrar em vigor em julho, depois de terem sido adiadas. O objetivo do bloco europeu é evitar uma guerra comercial com a principal economia do outro lado do Atlântico.
PUB
Šefcovic assegurou que as rondas de negociações com os EUA têm progredido, mas que a sua intenção é chegar a um acordo "justo e equilibrado" com Washington.
"Se o que estamos a encarar como problema é um défice de 50 mil milhões, acredito que podemos resolver este problema rapidamente com compras de gás natural, através de produtos agrícolas como soja, ou em outras áreas", disse o comissário ao jornal britânico.
PUB
Para Šefcovic, o principal é perceber a posição de Washington nas negociações, apesar dos ânimos estarem mais calmos nas últimas semanas. Ainda assim, as perspetivas de um acordo saudável para os dois lados ainda são "muito difíceis".
Mais lidas
O Negócios recomenda