Falhas no SIRESP deixaram vítimas sozinhas e sem ajuda, revela caixa negra da protecção civil
Um cenário de caos, com pessoas a pedir ajuda sem que fosse possível dar-lhes uma resposta, algumas das quais, sabe-se hoje, acabariam por morrer enquanto fugiam do incêndio. A informação consta do Sistema de Apoio à Decisão operacional (SADO), uma espécie de "caixa negra" da Protecção Civil, cujo conteúdo é revelado esta terça-feira, 27 de Junho, pelo Público e pelo Jornal de Notícias.
PUB
A fita do tempo das comunicações entre as 19:45 de sábado, dia 17, e as 3:31 de segunda-feira, 19, reveladas na íntegra pelo Público, mostram que em pelo menos uma dezena de casos os contactos realizados através do SIRESP falharam, impedindo que fosse dada ajuda às populações em perigo. As várias forças envolvidas no combate à chamas não conseguiram comunicar entre si nem organizar-se na resposta a dar.
PUB
A informação, escreve o Público, foi disponibilizada ao primeiro-ministro logo a 23 de Junho, depois da a Autoridade Nacional da Protecção Civil ter reconhecido a existência de algumas falhas no SIRESP.
PUB
Esta segunda-feira, 26, a Ministra da Administração Interna ordenou a realização de uma auditoria pela Inspecção-geral da Administração Interna. O objectivo é avaliar o cumprimento das "obrigações legal e contratualmente estabelecidas, designadamente ao nível da gestão, manutenção e fiscalização" e o relatório de auditória deverá estar concluído no prazo de 30 dias.
PUB
Constança Urbano de Sousa quer que o Instituto de Telecomunicações (IT) elabore um estudo independente sobre o funcionamento do SIRESP em geral, e em situações de acidente grave ou catástrofe, em particular.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais SIRESP Pedrógão Grande Constança Urbano de Sousa MAI Administração Interna ANPC Autoridade Nacional da Protecção CivilMais lidas
O Negócios recomenda